Educação & Cultura

PPGB-MRQM da Uniara promove minicurso online e gratuito sobre microbiologia básica e seu uso na biotecnologia

Atividade será realizada nos dias 4 e 11 de março, das 8h às 12h, com transmissão pelo Google Meet

EDUCAÇÃO – MINI CURSO GRATUÍTO – MICROBIOLOGIA


O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promove o minicurso online e gratuito “Microbiologia básica e seu uso na biotecnologia” nos dias 4 e 11 de março, das 8h às 12h, com transmissão pelo Google Meet. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

A atividade será ministrada pela doutoranda do Programa, Rauany Cristina Lopes Francisco. “O objetivo é fornecer aos alunos os conhecimentos teóricos básicos sobre a microbiologia e sobre técnicas básicas, tais como esterilização, preparo de meio de cultura e diferentes técnicas de inoculação e cultivo de microrganismos, com aplicação nas diferentes áreas da microbiologia”, resume a aluna.

A orientadora de Francisco, professora Eliane Trovatti, conta que a estudante explanará sobre o que é a microbiologia básica, abordando “que tipo de microrganismos existem na natureza e de que forma eles contribuem para a biotecnologia”. “Ela vai falar de uma forma bem simples para quem está na graduação, para atingir a proposta”, salienta.

Como exemplo relacionado ao tema que será abordado, a docente menciona o controle biológico de pragas. “Às vezes, existe determinada bactéria que ataca uma lavoura, e há um fungo que se alimenta dela. Isso seria bom para ser usado como controle biológico? Sim. Esse fungo é da natureza, e a bactéria que é danosa à produção de alimentos – agricultura – está na cadeia alimentar desse fungo. Então, ele pode ser seu consumidor, se o jogarmos na natureza, nos pés de laranja, por exemplo, onde está essa bactéria”, explica.

Os participantes receberão certificado de oito horas de atividades. Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *