Araraquara

Qualidade do transporte escolar municipal é questionada em fiscalização

Vereador Rafael de Angeli (Republicanos) solicita esclarecimentos da Prefeitura diante de relatos de atrasos e condições precárias nos ônibus escolares.


No fim de março, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou um requerimento à Prefeitura requisitando informações sobre o Programa Municipal de Transporte Escolar de Araraquara.

“Há relatos de estudantes chegando atrasados na escola, passando mais de 1h30 no veículo no retorno para casa e que estão perdendo o café da manhã oferecido pela escola devido a atrasos na chegada do ônibus escolar. Temos recebido também relatos sobre as péssimas condições na prestação do serviço, incluindo falta de zeladoria e manutenção dos veículos”, pontuou o parlamentar.

No documento, Angeli afirma que os responsáveis pelos estudantes entraram em contato com o gerente de Transporte Escolar, Suprimentos e Infraestrutura do Núcleo de Gestão de Suprimentos, Almoxarifado e Transporte (NGSAT), e foram informados sobre a necessidade de incluir outro ônibus na linha, mas que até o momento as melhorias solicitadas não foram atendidas.

O vereador questionou a Prefeitura sobre o protocolo estabelecido para a manutenção e zeladoria dos veículos utilizados no Programa Municipal de Transporte Escolar em Araraquara e como está sendo monitorada a pontualidade dos veículos em relação aos horários de chegada e saída nas escolas, especialmente considerando os relatos de atrasos significativos e impactos na rotina dos estudantes.

“Quais medidas concretas foram tomadas desde os relatos iniciais das péssimas condições do serviço até o momento presente, há um plano específico para lidar com situações mencionadas e qual é a atual disponibilidade de recursos, incluindo veículos e equipe, para garantir um serviço adequado de transporte escolar em Araraquara?”, perguntou o parlamentar.

Angeli indagou ainda sobre como estão sendo alocados e gerenciados os recursos para otimizar o serviço e pediu a relação dos ônibus que fazem as linhas escolares, contendo placa, ano de fabricação, quantidade de alunos transportados e o itinerário do veículo que atende a Emef Rafael de Medina passando pelo Condomínio Alto da Boa Vista, além cópias dos contratos, demonstrando todas as alterações realizadas, como renovações, uma vez que a prestação de serviço por essa empresa já acontece há anos.

“Diante dos relatos recebidos e do conhecimento do gerente do NGSAT sobre o assunto, quais ações foram tomadas e por que não foram implementadas?”, questiona o vereador.

Angeli destaca ainda que “garantir a qualidade e a eficiência do transporte escolar em nossa cidade impacta diretamente na rotina e no bem-estar dos estudantes. Os relatos de atrasos e más condições dos veículos são preocupantes e merecem atenção. É preciso transparência e compromisso com a educação como princípios fundamentais para o desenvolvimento de Araraquara”.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *