Araraquara

Requalificação, centro histórico é indicada à Prefeitura 

Vereadora Fabi Virgílio (PT) sugeriu integração dos arredores do Museu Ferroviário 

ARARAQUARA - "O futuro dos centros históricos é um assunto cada vez mais discutido"

“O futuro dos centros históricos é um assunto cada vez mais discutido”, afirma a vereadora Fabi Virgílio (PT). Por isso, a parlamentar indica à Prefeitura a realização de estudos, visando à requalificação do Centro Histórico, integrando a região central aos arredores do Museu Ferroviário, Mercado Municipal e Terminal de Integração, além da reocupação do espaço da antiga cafeteria localizada no referido museu.

“A valorização dessas áreas históricas deve-se ao seu valor patrimonial, funcional e econômico no contexto urbano. Sua importância diz respeito principalmente ao acervo existente nos espaços edificados da área central. Seus prédios, praças e espaços públicos remetem à história da cidade e da comunidade e ressaltam a memória, a cultura local e o imaginário da população. As áreas centrais na vida dos cidadãos, seja como áreas de convívio, reunião ou simbolismo, são muito importantes”, frisa a parlamentar.

Sobre o Museu Ferroviário 

 

O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” foi reaberto em agosto de 2011, após investimento em reformas realizadas pela Prefeitura, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Universidade de Araraquara (Uniara) e Associação de Ferreomodelismo de Araraquara (AFA). Esse espaço ocupa parte da Antiga Estação, da década de 1910, de propriedade original da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em linha inaugurada em 1885 pela Companhia Rio Clarense, absorvida pela Paulista.

“A reocupação desse espaço poderia trazer enormes benefícios para aquela região. Quanto ao centro histórico, o nosso intuito é que seja preservada a arquitetura original e a característica da cidade, que remete à proteção das edificações ali existentes. Resgatar o espaço público pode fomentar também a instalação de locais que visem ao incentivo da cultura, lazer e pertencimento coletivo. Esse pensamento já tem semente plantada com a feira popular criada na passarela ao lado do Terminal Central de Integração”, ressalta Fabi.

Como proposta para iniciar os estudos, a vereadora indica o projeto “Memória e Espaços Livres: parque urbano em Araraquara, SP”, de autoria de Juliana Maria Fernandes de Oliveira. “Juliana foi estagiária na Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico do Município, e contou com o apoio da arquiteta Alessandra Lima e de toda expertise da equipe que compõe a Secretaria de Cultura. Um trabalho que reaviva as vocações do território e suas potencialidades”, justifica a parlamentar.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *