Araraquara

Requerimento questiona sobre plano de saúde bucal no Programa Territórios em Rede

Autoria é da vereadora Fabi Virgílio (PT)


Araraquara possui o Programa Territórios em Rede, que consiste em um projeto de desenvolvimento territorial, com foco na articulação e fortalecimento da Rede Intersetorial de Proteção Social.
Recentemente, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou o Requerimento n° 50/2023, solicitando informações a respeito da saúde bucal oferecida pelo programa em questão.
A parlamentar afirma que o programa é atuante em seis territórios prioritários, de acordo com os índices de vulnerabilidade social. São eles: Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim São Rafael, Parque Cecap/Parque Residencial Iguatemi (Oitis), Parque das Hortências, Parque São Paulo e Valle Verde.
Fabi acredita que esse projeto é capaz de fortalecer equipamentos públicos locais, ampliar o diálogo e garantir o funcionamento da Proteção Social na prestação de serviços integrados. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal é importantíssima, pois o seu comprometimento pode prejudicar outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias. A Rede de Atenção à Saúde Bucal faz parte da Atenção Primária à Saúde (APS), que se configura como porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, aponta.
Frente a essas considerações, a vereadora busca saber qual o modelo de saúde bucal implementado pelo Programa e se está funcionando. Também questiona se há ações de cunho pedagógico que visam à prevenção de doenças bucais.
Fabi também pergunta ao setor responsável se a assistência e os atendimentos são prestados à população continuamente e qual o número de profissionais alocados para a área de saúde bucal.
“Existe a participação das universidades, em especial dos cursos de Odontologia, nas atividades e serviços prestados à população-alvo?”, quer saber.
Por fim, a parlamentar questiona quantos e quais procedimentos foram realizados nesses territórios prioritários da cidade nos últimos seis meses, quantas pessoas foram atendidas e qual a faixa etária.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *