Araraquara

Saúde responde sobre prevenção ao diabetes nas escolas do município 

Vereador João Clemente (PSDB) havia sugerido programa de prevenção à doença para Executivo


No dia 10 de setembro, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou a Indicação nº 3.942/2021 à Prefeitura, sugerindo a realização de estudos e análises sobre a possibilidade de efetivação do Programa de Prevenção ao Diabetes nas creches e demais equipamentos públicos municipais de educação.

“O objetivo é propor a criação de Programa de Prevenção ao Diabetes, haja vista que, se o poder público pode contribuir na prevenção de doenças já na tenra idade, isso se apresenta como razoável e digno de nota”, argumentou o parlamentar.

Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, afirmou que a Coordenadoria entende que a abordagem de educação em saúde no âmbito escolar é capaz de melhorar a qualidade de vida da coletividade, já que se trata de realizar ações de prevenção e promoção com crianças e adolescentes em fase de formação e desenvolvimento. Segundo ela, Araraquara já conta com diversas ações de educação em saúde nas escolas da rede pública de ensino. “O município pactuou, em 15 de fevereiro de 2021, o termo de adesão ao Programa de Saúde na Escola (PSE), que estará vigente até 15 de fevereiro de 2023, através do Termo de Compromisso Municipal nº 035032027779. O referido termo resultará em ações de educação nas escolas da rede municipal e estadual do município realizadas pelos servidores da atenção básica.”

Talitha detalha todas as ações firmadas no Termo a serem desenvolvidas nas escolas da rede pública, entre elas combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; prevenção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/Aids; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; e prevenção à Covid-19 nas escolas.

A coordenadora encerra explicando que os itens “identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação” e “promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil” são ações que compõem a prevenção do diabetes. “Sendo assim, esta Coordenadoria entende que tais ações relativas à prevenção do diabetes devem ser trabalhadas junto ao PSE, por se tratar de um programa já pactuado entre saúde e educação”, finaliza.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *