Araraquara

Secretaria responde sobre manutenção de pontos de alagamento 

Setor esclarece dúvidas do vereador Marcos Garrido (Patriota) 

ARARAQUARA – Pontos de alagamento


Recentemente, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento nº 5/2023, demandando informações sobre o sistema de drenagem urbana de Araraquara e sua manutenção. O parlamentar se mostrou preocupado com o risco de desastres e alagamentos, como o ocorrido em dezembro de 2022.

Em resposta, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos informa que, atualmente, a Gerência de Drenagens possui duas equipes próprias e um contrato terceirizado para realizarem serviços de limpeza de bocas de lobo, desobstrução de rede, substituição de tampas de ferro, grades e outros.

“Nossa equipe própria realiza ainda a fiscalização de todos os empreendimentos imobiliários do tipo loteamento que estão em execução. Ressalta-se ainda o fato que, por se tratar de redes enterradas de diâmetro muitas vezes reduzido, não há como realizar a inspeção normalmente, pois se trata de local sujeito a restrições de mobilidade no trabalho”, completa.

O setor acrescenta que, com o contrato de manutenção, são solucionados problemas pontuais de inundação. “Neste contrato, realizamos no ano passado a implantação de trechos de rede e ramais de boca de lobo no Jardim Cambuy, Jardim das Flores, Parque Gramado, Jardim Santa Clara, entre outros.”

Quando questionada a respeito dos constantes problemas de enchentes e inundação, a Secretaria esclarece que há técnicos realizando estudos e levantamento de custos para implantação de sistema de galeria de águas. O órgão considera que são necessários R$ 30,5 milhões, somando-se os orçamentos para os serviços em bairros da cidade.

“Reiteramos que até o momento o município não dispõe dos recursos necessários para a concretização desse projeto, estando a administração em constante gestão para sua viabilização. O município está realizando os estudos necessários no que se refere às obras de controle de inundação na região da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), de forma a proceder a recuperação das estruturas e obras complementares, sendo que a estimativa de investimento necessário é da ordem de R$ 34 milhões”, finaliza

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *