Araraquara

Novas obras no CER do Parque Infantil deverão levar 60 dias 

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) tem fiscalizado situação da unidade 

ARARAQUARA – Educação – Parque Infantil


No início de 2019, foram iniciadas as obras no Centro de Educação e Recreação (CER) “Leonor Mendes de Barros”, localizado no Parque Infantil, a partir do Orçamento Participativo (OP) de 2017, com investimentos de, aproximadamente, R$ 1,3 milhão e prazo para execução de 230 dias.

Devido a alguns atrasos, a reforma durou cerca de três anos, sendo finalizada em 2022. Os reparos consistiram, principalmente, em troca de piso, reforma do telhado e pintura do prédio.

No entanto, em fevereiro de 2022, quando as obras já haviam sido finalizadas, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez uma visita de fiscalização no local e apontou alguns aspectos que ainda precisavam de atenção, como ausência de linha telefônica, ventiladores insuficientes, folhas nas calhas e sinais de infiltração no teto.

“Dias depois da visita, o teto do CER desabou pouco antes de as crianças entrarem na escola, acarretando no cancelamento das aulas”, lembra o parlamentar. “Logo após o ocorrido, a Secretaria Municipal da Educação alegou que havia sido realizado laudo técnico, que apontava não haver risco iminente de desabamento do forro de gesso do CER e que, quando isso aconteceu, as possíveis causas da infiltração ainda estavam sendo averiguadas”, completa.

Laudo e nova visita 

No final do ano passado, Angeli solicitou o laudo estrutural do telhado. “A Secretaria apontou que foram realizados troca e reposicionamento de calhas, serviço de aumento de vazão das calhas platibandas e instalação da caixa de inspeção para diminuir fluxo de água nas calhas águas furtadas, reparo na capa do telhado, troca de telhas quebradas e reparo em ripa podre”, elenca.

Em fevereiro, no primeiro dia do ano letivo, o vereador realizou outra visita de fiscalização ao CER do Parque Infantil, constatando que o local estava sem o forro, com madeiramento à mostra e vários pontos de goteiras.

Com todas essas considerações, em requerimento à Prefeitura, o vereador questionou o que seria feito para solucionar o problema de infiltração na unidade, se o madeiramento da escola seria trocado e o forro recolocado. Além disso, o parlamentar perguntou sobre a previsão de conclusão das obras.

Resposta 

Em documento enviado à Câmara, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que está prevista a execução dos serviços de retirada das telhas junto às águas furtadas; substituição das águas furtadas existentes por outras de maior desenvolvimento; substituição parcial do madeiramento; recolocação das telhas; aumento do número de descidas para o escoamento da água pluvial; substituição das telhas quebradas; e limpeza da obra e retirada do entulho.

Segundo a secretária, será reavaliada a colocação do forro em gesso e haverá previsão orçamentária para solucionar os problemas apresentados. “O valor da obra será definido a partir da elaboração da Planilha de Quantitativos e Preços Unitários, em andamento.”

Finalizando, Clélia afirma que se encontra em processo de elaboração a documentação necessária para licitação da obra (Projeto de Engenharia, Planilha de Quantitativos e Preços Unitários, Memorial Descritivo e Cronograma Físico Financeiro). “Após a licitação, a previsão de execução da obra é de 60 dias”, conclui.

Para Angeli, o andamento das reformas está “muito lento e uma atenção maior deveria ser dada à situação” pela Prefeitura. “Até que tudo seja resolvido, ainda enfrentaremos muitos dias de chuva, e a escola continuará sofrendo com as goteiras e com a estruturação exposta, preocupando principalmente os pais das crianças. Continuarei acompanhando e fiscalizando para que tudo seja resolvido o mais rápido possível”, conclui.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *