Araraquara

Secretariado de Edinho é formado, majoritariamente, por mulheres

Secretariado de Edinho é formado, majoritariamente, por mulheres
Prefeito eleito anunciou os dois últimos nomes que vão compor as Secretarias no próximo governo. O engenheiro João Bernal será secretário de Obras e Serviços Públicos. Donizete Simioni vai conduzir a pasta da Gestão e Finanças

09DEZ2016| 10:20
Edinho Silva

O próximo governo de Araraquara será, majoritariamente, formado por mulheres. Das 12 Secretarias previstas com a reforma administrativa proposta pelo prefeito eleito, Edinho Silva, sete terão gestoras na condução das políticas públicas: Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Participação Popular, Saúde, Educação, Comunicação Social, Cultura e Desenvolvimento Social.

Nesta manhã de quinta-feira, dia 08, Edinho utilizou as redes sociais, numa transmissão “ao vivo” para fazer o anúncio dos titulares das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e Gestão e Finanças, completando, assim, toda a composição do seu governo.

O engenheiro civil e servidor público municipal, João Bernal, será o titular da pasta de Obras e Serviços Públicos. Além da graduação em Engenharia Civil, João é formado em Segurança do Trabalho pela Faculdade Logatti de Araraquara e tem curso de especialização pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). “Alguém preparado, que conhece a máquina pública. Durante 38 anos dedicou a sua vida ao serviço municipal”, destacou Edinho.

Já a pasta de Gestão e Finanças, que vai aglutinar três outras Secretarias (Administração, Fazenda e Governo) ficará a cargo do administrador formado pela Universidade de Araraquara (Uniara), Donizete Simioni, que termina seu mandato de vereador em 31 de dezembro de 2016. “Meu parceiro de longas jornadas”, enfatizou Edinho. Donizete tem especialização em Gestão Pública pela Unesp (Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho), foi secretário de Administração e da Fazenda durante os dois primeiros governos de Edinho (2001-2008) e também diretor da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). “Um gestor preparado e capacitado para a tarefa de cuidar da gestão e finanças”.

Com a nova reforma administrativa, Edinho reduzirá de 20 para 12 as Secretarias. Além disso, extinguirá duas subprefeituras e 132 cargos comissionados. A expectativa é a economia de pelo menos R$ 5 milhões ao ano.  O projeto de lei com a reorganização será enviado para a apreciação da Câmara Municipal nos primeiros dias de janeiro. “Nosso objetivo é a redução do custeio da máquina para que possamos equalizar as finanças da Prefeitura e ter condições de resolver problemas da população”, enfatizou o prefeito eleito.

Transparência

Edinho, durante as duas últimas semanas, se utilizou das redes sociais para anunciar a composição do próximo governo e tratar sobre o processo de transição. Segundo ele, a prática será mantida para demais iniciativas durante seu governo. “Utilizei as redes sociais como forma de tornar transparente e democrático meus atos e iniciativas para que a população pudesse acompanhar tudo aquilo que estou fazendo nesta fase da transição. Foi assim durante a campanha eleitoral e não teria menor sentido mudar minha prática, assim como não mudarei durante meu mandato”, afirmou.

Segundo ele, as redes sociais permitem a democratização da informação à medida que garantem que a população acompanhe e fiscalize. “Esse é o fator positivo do advento da internet, democratizar ao máximo os atos de um governante e democratizar a capacidade de fiscalização da sociedade”, pontuou.

Confira o secretariado de Edinho

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Damiano Neto – vice-prefeito eleito e empresário com 30 anos de experiência em gestão, além de serviços prestados a entidades filantrópicas. É diretor da APAE, foi presidente da Feira da Bondade e governador assistente do Rotary.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Luciana Márcia Gonçalves – arquiteta e urbanista, Professora Doutora da Universidade de São Carlos (UFSCAR). É mestre em Tecnologia do Ambiente Construído e doutora em Planejamento Urbano pela USP (Universidade de São Paulo). Tem pós-doutorado e Ciências Ambientais pela UAB – Universidade Autônoma de Barcelona. Já trabalhou na prefeitura de Araraquara nas administrações de Roberto Massafera e também de Edinho Silva. Foi ainda coordenadora do Curso de Arquitetura da Uniara (Universidade de Araraquara).

Secretaria de Negócios Jurídicos

Sérgio de Oliveira Médici – advogado integrante do Ministério Público do estado de São Paulo. Foi vice-prefeito de Edinho Silva (2001-2008). É mestre e doutor pela Universidade de São Paulo e professor do curso de Direito da Uniara (Universidade de Araraquara). Ele também lecionou na Largo São Francisco, da USP, uma das mais tradicionais universidades de direito do país.

Secretaria de Planejamento e Participação Popular

Juliana Picoli Agatte – economista formada pela Universidade Paulista de Araraquara (Unesp), mestre em Políticas Públicas pela UNB (Universidade de Brasília). É funcionária de carreira do Ministério do Planejamento.

Secretaria de Desenvolvimento Social

Maria Eloisa Velosa Mortatti – cientista social formada pela Unesp de Araraquara. É mestre pela USP (Universidade de São Paulo) e Supervisora da Secretaria Estadual de Educação.

Secretaria de Saúde

Eliana Honain – enfermeira formada pela USP (Universidade de São Paulo), Eliana compõe a carreira da Prefeitura. É também professora do curso de Medicina da Universidade de Araraquara (Uniara). Já foi secretária de Saúde de Edinho.

Secretaria da Educação

Clélia Mara Santos – cientista social formada pela Unesp de Araraquara, integrou de 2009 a 2014 o quadro de gestores do MEC (Ministério da Educação), em Brasília. Ela foi coordenadora da Secretaria de Educação Básica. Integrou equipes responsáveis pela formulação do Pacto Nacional da Educação, Fórum Nacional de Educação e da Conferência Nacional de Educação. Já foi secretária de Educação de Edinho.

Secretaria de Comunicação Social

Priscila Luiz – jornalista formada pela Universidade de Araraquara (Uniara) com especialização em Gestão Pública pela Unesp e Jornalismo e Políticas Sociais pela ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP São Paulo. É mestranda em Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. Já integrou o quadro de carreira da Prefeitura de Araraquara e atuou como jornalista na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Secretaria de Cultura

Teresa Telarolli – cientista social formada pela Unesp Araraquara. É historiadora e escritora, tendo vários livros publicados. É gestora da Chácara Sapucaia, que pertence à Unesp de Araraquara, onde foi escrito “Macunaíma” por Mário de Andrade.

Secretaria de Esportes e Lazer

Everson Miguel Inforsato (Dicão) – é cientista social formado pela Unesp de Araraquara e ex-vereador. Foi presidente do Sindicato dos Bancários de Araraquara e Diretor da Federação dos Bancários do estado de São Paulo. É diretor da Ferroviária. Já foi secretário de Esportes de Edinho responsável pela expansão do projeto “Escolinhas de Esportes” e pela estruturação do futebol feminino de Araraquara.

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

João Bernal – engenheiro civil formado pela Faculdade Logatti. Também tem ormação em Segurança do Trabalho. Tem curso de especialização pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e é servidor público municipal de Araraquara há 38 anos.

Secretaria de Gestão e Finanças

Donizete Simioni – administrador formado pela Universidade de Araraquara com especialização em Gestão Pública pela Unesp Araraquara. É vereador (termina mandato em 31 de dezembro de 2016). Foi secretário de Administração e da Fazenda durante os dois primeiros governos de Edinho (2001-2008) e também diretor da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Comando da Guarda Municipal

Humberto Gouvêa Figueiredo – coronel da Polícia Militar, é o atual responsável pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), que abrange Araraquara e mais de 90 cidades da região. Em 2001, ele ajudou o então prefeito Edinho no processo de implementação da Guarda Municipal.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *