Araraquara

Segurança em unidades municipais de educação e saúde é tema da 13ª Sessão Cidadã 

Agente educacional sugeriu a implantação de monitoramento por câmeras para melhoria da segurança nesses locais 

Foi realizada no Plenário da Câmara, na tarde de quinta-feira (25), a primeira Sessão Cidadã de 2024, que contou com a participação de Jaqueline de Freitas Oliveira, servidora municipal da área de educação desde 2015. O evento teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da NET/Claro, Facebook e Youtube.  

“Acredito que a gente tenha que buscar mudanças e uma melhor qualidade de vida para os moradores araraquarenses”, afirmou Jaqueline, agente educacional que atua no Centro de Educação e Recreação (CER) do Vale do Sol. Ela iniciou sua fala lembrando que o local já foi invadido, antes mesmo do início das aulas, resultando no furto de aparelhos eletrônicos. Citou também um ataque recente ao posto de saúde do bairro, que levou à colocação de tapumes de madeira no local para proteger a área danificada. 

Devido aos acontecimentos narrados pela educadora, que se repetem em outras unidades de ensino e saúde da cidade, foi sugerida a implantação de um serviço de monitoramento por câmeras, que seriam instaladas nas áreas externas de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), nos Centros de Educação e Recreação (CER) e Unidades de Saúde da Família (USF), que melhorariam a segurança desses locais, que nem sempre contam com vigilância noturna. 

Encaminhamento 

Os vereadores puderam fazer suas colocações a respeito do tema e elogiaram a iniciativa de Jaqueline, reforçando que a questão da segurança pública é de responsabilidade estadual e que a cidade já conta um sistema de câmeras de segurança posicionadas em pontos estratégicos e que auxiliam a Guarda Municipal, que tem como atribuição de proteger os bens e prédios públicos. No entanto, concordaram que o efetivo disponível é insuficiente e nem sempre atende a todas as demandas da cidade. 

A Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social vai elaborar uma proposta, que será assinada por todos os parlamentares e encaminhada ao Executivo pela Mesa Diretora da Casa, pedindo informações sobre os locais que já tem câmeras e qual a estimativa de instalação de novos equipamentos, além de relatar a apresentação de Jaqueline durante a sessão. 

Sessão Cidadã 

A Sessão Cidadã é um recurso de atuação popular, permitindo que a sociedade em geral participe do Poder Legislativo. Qualquer pessoa pode fazer uso da palavra e propor projetos em plenárias específicas, que acontecem a cada 3 meses. A próxima Sessão Cidadã está programada para acontecer em 4 de abril e os interessados podem fazer as inscrições pelo site da Câmara.  

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *