Araraquara

Suposta emissão de gás tóxico em indústria de laticínios é alvo de fiscalização 

Requerimento 163/2023 de Fabi Virgílio (PT) foi aprovado na sessão de terça-feira (07) na Câmara 

ARARAQUARA – Emissão de gás tóxico


A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou requerimento à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) solicitando laudo de suposta emissão de gás sulfídrico em indústria de laticínio de Araraquara.

O documento 163/2023, que foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara no último dia 7, relata a reclamação de moradores e comerciantes sobre um forte e insistente cheiro de “coisa podre” no ar na região do Distrito da Vila Xavier, em um raio que inclui bairros como Vila Maria, Jardim Santa Julia, Yolanda Ópice, Jardim Brasil, Jardim América, Jardim Floridiana, Vila Renata, Vila Vieira, Jardim Ana Adelaide e Parque Gramado.

“Eles acreditam que se trate de gás sulfídrico, o chamado gás do ovo podre, o qual pode estar sendo emitido pela empresa que assumiu a planta da Nestlé na Vila Maria em agosto de 2019, quando começou as ocorrências de mau cheiro no ar. Os moradores explicam que, antes da mudança de administração, não havia mau cheio no ar; depois, ficou impossível deixar a casa aberta. Além disso, a população local alega mal-estar geral, ânsia, vômito, dor de cabeça e sangramento nasal devido à inalação do gás”, reforça Fabi.

“O suposto gás é tóxico e pode, de fato, provocar estas reações, dentre outras mais graves quando a exposição é maior. As indústrias de laticínios não têm obrigação de apresentar laudo de emissão de gás sulfídrico, e queremos saber da Cetesb o motivo disso, já que se trata de gás tóxico. Aproveitamos também para solicitar o laudo a fim de que, se confirmada a suspeita, sejam tomadas as devidas medidas para impedir a continuidade dessa ação danosa aos moradores e comerciantes do entorno da fábrica e ao bioma da região”, fala a vereadora.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *