Araraquara

Thainara Faria confere trabalho da Ong “Bebê a Bordo”

Thainara Faria confere trabalho da Ong “Bebê a Bordo”
A parlamentar conversou com as voluntárias Aline Vidal Tagliatella Motta e Telma Priscila Rodrigues dos Santos, que…

05DEZ2017|  14:02  -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

Com nove anos de atividades e realizando atendimentos desde dezembro de 2016 na Casa da Criança Cristo Rei, a Ong “Bebê a Bordo”, grupo de apoio às gestantes, recebeu a visita da vereadora Thainara Faria (PT), na tarde de quinta-feira (30).

A parlamentar conversou com as voluntárias Aline Vidal Tagliatella Motta e Telma Priscila Rodrigues dos Santos, que explicaram o trabalho realizado e as ações desenvolvidas ao longo desses anos.

Segundo Aline, as gestantes são atendidas às sextas-feiras e, às quintas-feiras, é a vez do grupo de pós-parto, que completou dois anos em agosto. “As palestras trazem diversas informações, como orientações de primeiros socorros, e costumamos visitar as casas também. No caso das gestantes, são 10 encontros tratando de vários temas, elas ganham apostilas do curso, e as com os melhores desempenhos ganham enxovais”, explicou.

A voluntária lembrou que “até o ano passado, também tínhamos kit de hortifruti toda sexta para as gestantes, mas não estamos fazendo mais esse ano por conta das dificuldades e da diminuição no número de voluntárias”.

Thainara sugeriu uma maior divulgação do trabalho da Ong por meio de panfletos nos bairros e realização de ações nos locais, sempre informando das atividades antecipadamente. “Seria interessante mapear os postos de saúde de regiões com mais necessidades”, detalhou a parlamentar.

“Fazemos porque gostamos, queremos ajudar, dar informações às gestantes. Acompanhamos as gestantes e o pós-parto”, enfatizaram as voluntárias, que sugeriram agosto, o “mês da amamentação”, para a realização de ações. “Na Santa Cruz e no Valle Verde”, propôs a vereadora. Além disso, o dia 15 do referido mês é o Dia da Gestante, “e aniversário da Ong”, completou Aline.

Para um melhor aproveitamento das atividades oferecidas, a Ong dá prioridade às gestantes com menos de sete meses de gestação. Vale lembrar que as inscrições para o curso são gratuitas. “Aceitamos todas, mas damos preferência para esse tempo de gestação para que a grávida possa participar de todos os encontros”. O número de gestantes no grupo, no entanto, tem diminuído. “Chegamos a ter 30, mas agora, no primeiro semestre do ano, tivemos apenas oito inscritas e duas participando ativamente”, lamentou Aline.

O atendimento da “Bebê a Bordo” acontece de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h. A Ong está localizada na Rua Dom Pedro I, nº 1.298, na Vila Xavier, dentro da Casa da Criança. O contato também pode ser feito pelos telefones (16) 3357-2931 e (16) 3472-2398. Mais informações estão disponíveis, ainda, no Facebook do grupo (www.facebook.com/ONG-Beb%C3%AA-a-Bordo-323662874372104/).

Sobre a Ong

A Associação para Mulheres “Bebê a Bordo” é uma organização sem fins lucrativos, criada em 18 de agosto de 2008, por um grupo de cidadãos araraquarenses, com o intuito de oferecer orientações e conscientização às gestantes.

A Ong entende que são indispensáveis, além dos cuidados com as saúdes da gestante e do bebê, orientação sobre planejamento familiar e instruções sobre seus direitos e deveres e especialmente informações sobre os cuidados e educação com o bebê que está por vir, tornando-as aptas à cuidar dos filhos, de si e sua família com responsabilidade.

A entidade atua com equipe multidisciplinar, junto a enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, dentistas, nutricionistas, advogadas, educadoras perinatais, entre outros – todos profissionais voluntários.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsmb4cH6c

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *