Araraquara

Vandalismo sem criatividade no Museu

VANDALISMO SEM CRIATIVIDADE NO MUSEU

Guarda Municipal tem a missão de proteger o patrimônio público municipal mas não se faz presente em aglomerações nas praças públicas de Araraquara

| IDNews |Théo Bratfisch

Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, na praça Pedro de Toledo, sofre novo ataque com pichação de rabiscos sem qualquer criatividade e muito menos conteúdo.

IDN/Araraquara

A repintura sobre pichações na fachada externa do equipamento cultural foi realizada em 2018, por iniciativa da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural – ABATur, com a participação da comunidade e apoio da prefeitura municipal, para evento ao Dia Internacional dos Museus, a ser comemorado novamente em 18 de maio de 2019. O último reparo da pintura foi feito sobre rabiscos no último sábado, dia 27 de abril, e agora surgiu nova pichação no feriado em 1° de maio.

No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a um ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.

Guarda Municipal tem a missão de proteger o patrimônio público municipal mas não se faz presente em aglomerações nas praças públicas de Araraquara. A Lei Municipal n° 9.223, de 12 de março de 2018, dispõe sobre a Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal de Araraquara – GCMA, dentre as suas atribuições, destinada para executar a função de proteção municipal preventiva.

Vizinhança da praça Pedro de Toledo, como medida de solução prática, requer que a moita sem poda há um ano, que já atinge três metros de altura e esconde desocupados que fazem uso de drogas ao ar livre principalmente a noite e que favorece ações de vandalismo contra o patrimônio cultural, seja substituída por plantas rasteiras.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *