Araraquara

Ligas acadêmicas de Medicina apresentam diversos atrativos para os visitantes na Feira dos Cursos da Uniara

Ligas acadêmicas de Medicina apresentam diversos atrativos para os visitantes na Feira dos Cursos da Uniara
   Evento será realizado nos dias 30 e 31, das 8h às 22h, nas unidades I e II, e na Clínica de Fisioterapia da universidade

12:44 | Assessoria de Imprensa Uniara /ID News| 2018AGO08 | 

As ligas acadêmicas do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara vêm com tudo para a 19ª Feira dos Cursos – FEC da instituição. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, das 8h às 22h, nas unidades I e II (rua Carlos Gomes, 1338 e 1217, no Centro) e, nessa edição, também na Clínica de Fisioterapia (avenida Dom Pedro II, 614, no Centro), que estará aberta a visitações.

“Os discentes da graduação e membros das ligas promovem, neste ano, a realização de um ambulatório de simulação com o intuito de proporcionar uma noção prática da vivência na área médica, com um atendimento inicial, isso é, a triagem composta por aferição de pressão arterial, temperatura, peso, altura, Índice de Massa Corporal – IMC e também o preenchimento de identificação – nome completo, idade e sexo”, detalha a presidente do Diretório Acadêmico Medicina Uniara – D.A.M.U., Letícia Maria do Prado Faria.

Abrangendo as especialidades em Pediatria, Clínica e Ginecologia e Obstetrícia, ela menciona que a intenção é apresentar como é o feito um exame físico simplificado para essas áreas, “contemplando basicamente ausculta cardíaca e pulmonar, tanto para a pediatria quanto para a clínica, realização de dextro – clínica -, exame de mama e manobra de leopold em gestante, e explicação de importância e aplicação de métodos contraceptivos – ginecologia e obstetrícia”.

De acordo com a estudante, haverá também uma área de promoção e prevenção de saúde, “um espaço destinado à apresentação de temas e distribuição de panfletos com orientações em relação aos seguintes temas: ‘alimentação e hábitos de vida de saudáveis’, ‘a importância da prática de exercícios físicos no combate a comorbidades cardiovasculares’, ‘doenças sexualmente transmissíveis’, ‘uso abusivo de álcool e drogas’, ‘saúde LGBT e da população negra’, ‘informações sobre a doação de órgãos e tecidos’, e ‘saúde mental nos tempos modernos: ansiedade, depressão e suicídio’”.

Para o Laboratório de Anatomia da Uniara, está reservada a simulação de atendimento de maior complexidade, segundo Letícia: a de procedimentos recorrentes no atendimento hospitalar em caso de trauma. “Serão realizadas e/ou mostradas a apresentação do ABCDE do Trauma com slide, a punção venosa, a identificação de fraturas em radiografia de membro superior, as técnicas de imobilização com faixas e a sutura. Os graduandos apresentarão as técnicas abordadas no curso de capacitação, e proporcionarão aos visitantes a participação ativa das atividades, por meio de tentativas de realizarem as mesmas técnicas feitas pelos discentes de Medicina”, revela.

Liga Acadêmica de Humanização Medicina Uniara – LAHMU

O diretor geral da LAHMU, Gabriel de Campos Bernardes, conta que, no estande onde a Liga irá atuar, serão disponibilizados acessórios para que o público possa se transformar em clown, tirar fotos com os integrantes da LAHMU, e obtê-las por meio da página do Cura-Dores no Facebook – www.facebook.com/curadores.lahmu.

“Também disponibilizaremos um espaço para que o visitante possa deixar sua mensagem para os membros da Liga com elogios, críticas e sugestões, que serão considerados para o segmento das atividades do grupo.  Já na atividade dinâmica, nossa proposta envolve a atuação dos clowns no meio da FEC, criando situações inusitadas, descontraídas e engraçadas com os visitantes, de modo a envolvê-los com o espírito que a LAHMU busca transmitir, bem como incentivá-los a conhecerem um pouco mais do nosso trabalho”, explica Bernardes.

Letícia finaliza destacando que “a apresentação de um cenário que exemplifique, mesmo que de forma muito simplificada, a prática da vivência na área médica, é essencial não só para a melhor orientação profissional, como também para proporcionar noções básicas de promoção de saúde aplicáveis ao cotidiano dos alunos do curso”.

A FEC, que começou a ser realizada em 2000, é uma iniciativa do Centro de Orientação Profissional – COP da Uniara. Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/fec ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *