Saúde & Cuidados

Ações de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis são implantadas em Araraquara 

 

Executivo encaminhou respostas a indicações da vereadora Filipa Brunelli


Em março, a vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou uma série de indicações sugerindo ao Executivo melhorias nas políticas públicas voltadas à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e o cuidado com a população que vive com sífilis e HIV. Nesta semana, a Prefeitura respondeu as propostas da parlamentar.

Quatro proposituras dizem respeito ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A Indicação nº 1.470/2022 pedia a inclusão do CTA no rol de órgãos da administração municipal pública parceiros do Programa “Jovem Cidadão”, com o objetivo de possibilitar aos jovens oportunidades de estágio em diferentes áreas no serviço público.  Em resposta, a Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde afirmou que o Programa IST/Aids/CTA de Araraquara está aberto a realizar interação com a Secretaria de Educação para discutir e construir projetos que incluam os estudantes no trabalho de prevenção.

Quanto à indicação para que fosse incorporado um médico para suporte técnico à PrEP e atendimento de novos inscritos de HIV (Indicação nº 1.483/2021), a Secretaria Municipal da Saúde respondeu que foi cedido um profissional médico que auxiliará no atendimento às demandas de PrEP, atendendo no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa) às quartas-feiras, no período da tarde, e sua agenda será alimentada pelo CTA e pelos polos de atendimento da PrEP.

Filipa pediu também a ampliação do horário de atendimento (Indicação nº 1.471/2022) e a criação de uma 3ª equipe, itinerante (Indicação nº 1.472/2022). Segundo o Executivo, o horário será ampliado assim que houver novas contratações e a Secretaria da Saúde já foi informada sobre a necessidade de uma outra equipe.

 

Comitê Intersetorial

Na Indicação nº 1.490/2022, a vereadora solicitou a criação do Comitê Intersetorial de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis e do HIV, com o objetivo de desenvolver um plano estratégico de prevenção à sífilis e ao HIV no município. De acordo com a gestora do CTA, o comitê está sendo construído e será implementado em breve.

Distribuição de preservativos

A parlamentar pediu a ampliação dos pontos fixos de distribuição de preservativos, de modo a prevenir o HIV, as hepatites B e C, a sífilis e outras ISTs (Indicação nº 1.486/2022). Em resposta, a Secretaria da Saúde informou que foi solicitada a compra de dispensers para colocação em pontos fixos do município para facilitar o acesso ao uso de preservativo.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *