Araraquara

Turismo no meio rural é feito por pessoas

Turismo no meio rural é feito por pessoas
Cadeia produtiva com pequenos produtores da agricultura familiar determina a necessidade de políticas públicas municipais e infraestrutura para o turismo em áreas rurais de Araraquara

16DEZ2017|  7:50 - Théo Bratfisch - Foto:  © Théo Bratfisch

Em Araraquara, o Turismo Rural com a agricultura familiar, tem potencial para formar um círculo virtuoso, que reduz a pobreza e propicia forte expansão do mercado consumidor de visitantes e turistas, que absorve mão de obra local e reverte ou atenua o processo de êxodo rural, sobretudo dos jovens, o que determina a necessidade de políticas públicas transversais e infraestrutura turística em áreas rurais do município, onde vivem e produzem alimentos para subsistência familiar, cerca de 6 mil cidadãos rurais.

O distrito de Bueno de Andrada tem vocação para o desenvolvimento socioeconômico sustentável pelo Turismo no meio rural. Em 2001 se fez ponto de atração com a descoberta das Coxinhas. A partir de 2009 inicia-se a cadeia produtiva entre entidades e instituições privadas para fomentar cidadania pelo Turismo Rural. O núcleo rural Bela Vista do Chibarro soma atrativos turísticos importantes. Ambos os núcleos rurais estão arrolados em inquéritos distintos junto ao Ministério Público Federal que exige medidas protetivas em âmbito municipal, para registros de Patrimônio Brasileiro, que devem ser preservados.

O Turismo Histórico e Cultural em Bueno de Andrada se refere às construções históricas centenárias na vila urbanizada e a realização de eventos cultural-gastronômicos para promoção de fluxo turístico que gera demanda aos atrativos rurais no entorno do distrito araraquarense, que propicia o Turismo de Aventura com trilhas para ciclistas e eventos desportivos em áreas rurais, como também, o Turismo Ecológico com visitação em cachoeiras, dentre outras possibilidades, a Gastronomia diversificada.

O projeto Museu da Roça de Bueno de Andrada tem por objetivo implantar o equipamento turístico estadual, em parceria entre a ABATur de Bueno de Andrada com a Fundação Itesp – Instituto de Terras do Estado de São Paulo, estabelecendo-se convênios com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de São Paulo (USP Ribeirão Preto) para estudos científicos, e o Trem Turístico de Araraquara, se trata de projeto misto para implantação do equipamento turístico estadual no interior paulista, com financiamento federal que contempla o município, interligando-se as áreas urbana e a rural. No Bela Vista do Chibarro, o casarão centenário com terreiro de café na vila rural e o conjunto arquitetônico de Tamoio em área particular, são atrativos que se destacam.

A política pública estadual para o Turismo prevê a promoção de novas rotas, roteiros e circuitos regionais no interior paulista, visando diversificar a oferta de passeios com destinos aos municípios de interesse turístico, através de excursões rodoviárias operadas por agências de viagens credenciadas.

Atualmente 140 pequenos produtores rurais que praticam a agricultura familiar no município recebem constante assistência técnica e extensão rural, com capacitação profissional certificada através de cursos de aprendizagem rural e de consultorias especializadas, para estabelecerem novos negócios turísticos familiares no campo, visando resultados econômicos, justiça social e paz.

www.idnews.com.br

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *