Araraquara

Agenda Cultural de Araraquara – Maio 2023

Final de semana com música, feira, oficinas, brincadeiras, artes visuais, dança, artesanato, recreação infantil, teatro, exposições e cinema 

 

Foto: Divulgação Prefeitura de Araraquara 

ARARAQUARA - No sábado (27), das 10 às 18 horas, tem Feira Tô Em Casa – “Maio Amarelo: Conscientização para Segurança do Trânsito” no Parque Infantil.

Música 

 

A cantora e compositora Jacque Falcheti, acompanhada pelo Trio Afinidades, apresenta clássicos do Choro, mas com poesia, choros cantados que ficaram imortalizadas nas vozes de Carmem Miranda, Ademilde Fonseca, Elizeth Cardoso e outras cantoras do rádio. O público poderá relembrar choros como “Carinhoso”, “Tico-Tico no fubá”, “Lamentos”, “Um a Zero”, entre outros. É nesta sexta-feira (26), às 20 horas, no Sesc, com entrada gratuita.

 

Feira 

 

No sábado (27), das 10 às 18 horas, tem Feira Tô Em Casa – “Maio Amarelo: Conscientização para Segurança do Trânsito” no Parque Infantil.

Oficina 

Um convite a pensar sobre os animais silvestres que vivem nas matas da cidade. Através da técnica de estêncil, serão produzidos cartazes contendo bichos que também habitam o espaço urbano e palavras que conectam suas existências às nossas. “Vizinha, Vizinho Meu: Fauna e Afeto na Cidade”, sábado (27) e domingo (28), das 14 às 16 horas, no Sesc. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

Brincadeiras 

O brincar é uma das formas pelas quais crianças se comunicam e interagem com o mundo e, não à toa, é um aspecto que facilmente vem à mente quando se pensa em infância. Mas, além de um ato de brincar, é também um meio de investigação e criação que aflora a relação de crianças com o mundo à sua volta a todo o tempo e em toda a sua potência. Compreendendo essa relevância, o Sesc realiza a Semana Mundial do Brincar – que acontece entre os dias 20 e 28 de maio, trazendo como tema: A Natureza no Brincar. No sábado (20) e no domingo (21), a atividade gratuita será realizada das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Crianças de até 6 anos deverão estar acompanhadas de responsáveis.

Artes visuais 

No sábado (27), a partir das 19 horas, acontece a abertura do 20º Território da Arte de Araraquara, na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”. Na cerimônia, será inaugurada uma exposição coletiva e apresentados a equipe de produção do evento e os artistas premiados, além da proposta do evento.

Dança 

Na Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, no sábado (27), a partir das 19h30, tem “Noite de Apresentação”, encerrando a Semana do Sapateado de Araraquara 2023.

Brincadeiras 

No domingo (28), das 8 às 12 horas, no Parque Infantil, acontece a 15ª edição do Dia Municipal do Brincar. O evento contará com a participação de diversas instituições que levarão diferentes atividades pertinentes à cultura do brincar, como oficinas, estações universitárias (fisioterapia, nutrição, pedagogia, farmácia, educação física), atividades esportivas, apresentações artísticas e culturais, como contação de história e música, além de campanhas educativas e informativas, incluindo a de vacinação de Covid-19 e gripe (Influenza).

Artesanato e recreação infantil 

Na Praça do Daae, no domingo (28), tem Feira de Artesanato, a partir das 16 horas, e “Piquenique Literário”, atividade infantil com Nerita Pio, a partir das 16h30. Grátis.

Teatro 

O projeto “De Palma em Palma” apresenta o espetáculo teatral “Sobre Águas e Meninas”, na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, a partir das 19 horas da segunda-feira. Grátis e sem necessidade de retirada de ingresso com antecedência.

Oficinas Culturais 

O programa chega ao Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão” a partir da terça-feira (30). “Artesanato” e “Arteterapia” são os cursos escolhidos para atender especialmente mães atípicas, jovens e adultas autistas. A Oficina de Artesanato será realizada às terças-feiras, das 9 às 11 horas, propondo a produção de bijuterias e cestaria com materiais recicláveis. Já para “Arteterapia” será formado um grupo de encontro toda primeira terça-feira do mês, das 14 às 16 horas.

Exposição I 

 

O Museu Voluntários da Pátria apresenta a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, com obras deste artista de Araraquara que faleceu em 2010. Suas obras estão distribuídas por todas as salas do museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas, reunindo um total de 23 obras. A exposição segue até o dia 2 de junho de 2023, com visitação das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Exposição II 

Xilograffiti pode ser definida como uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão. Com assuntos de interesse popular – como a xilo e os cordéis, o grafite e o estêncil –, o programa explora as potencialidades de conexão entre diferentes artistas e públicos para provocar choques criativos estimulantes tanto na teoria como na prática. A mostra traz artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil e promove a valorização das cenas artísticas locais e seus atores através de diversas ações culturais, como a Feira de Zines e Artes Gráficas e o Projeto Outdoor. Visitação até 16 de julho, no Sesc, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Agendamentos pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone: (16) 3301-7528.

 

Cinema 

 

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá):

– A Pequena Sereia 

– Guardiões da Galáxia: Volume 3 

– Super Mario Bros 

– Velozes e Furiosos 10 

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo):

– Velozes & Furiosos 10 

– Homem-Aranha Através do Aranhaverso 

– A Pequena Sereia 

– Super Mario Bros. O Filme 

– Guardiões da Galáxia Vol. 3 

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *