Araraquara

Após denúncias de má execução, Município diz possuir equipe própria para tapa-buracos 

Informações foram encaminhadas por secretaria em resposta ao vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)


A pavimentação mal executada sofre com a ação do tempo, as mudanças de temperatura e os altos níveis de chuvas, gerando a necessidade de remendos, que, por vezes, recobrem as vias com camadas sucessivas de asfalto, suscitando desníveis e gastos.

Focado em melhorar a situação asfáltica, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, apontando denúncias de moradores de bairros como Lupo I, São Geraldo e Santana, onde serviços de recapeamento asfáltico foram feitos recentemente. De acordo com o parlamentar, é possível observar que “foram feitos remendos no asfalto, com aparência de provisórios e improvisados, em algumas vias que necessitariam de recapeamento asfáltico completo, visto que a vida útil do pavimento existente está esgotada há tempos”.

No documento, o parlamentar cita ainda, três Pregões Eletrônicos, um para contratação de serviços e dois para aquisição de materiais, todos relacionados à pavimentação asfáltica, que juntos somam mais de R$ 17 milhões.

Recentemente, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos respondeu, afirmando que os buracos que podem causar acidentes graves são tratados como prioridade dos serviços. “Muitas vias que necessitam de recapeamento serão englobadas por convênios.”

O setor informa ainda que a Prefeitura possui uma equipe própria para execução de serviços de tapa-buraco, que atua conforme disponibilidade de material, nível de perigo de acidentes, fluxo de trânsito e logística. A fiscalização da execução, porém, é feita pela própria Secretaria.

“Quando o serviço é feito em desacordo por uma equipe terceirizada, é feita a notificação para o seu refazimento. No caso de equipe própria, há o retorno da equipe para reparos”, explica o órgão sobre o que é feito em caso de falhas na manutenção.

Em relação ao material utilizado para a pavimentação, a Secretaria alega que a Prefeitura possui usina para produção do asfalto a frio, que é utilizado quando há condições de aplicação no local. “A emulsão asfáltica e o asfalto tipo CBUQ adquiridos pela Prefeitura são de uso exclusivo das equipes próprias.”

Para evitar desperdício de materiais, o setor aponta que a Prefeitura tem tentado viabilizar recursos financeiros aos governos federal e estadual para que seja feito o recapeamento nas vias do município, de maneira a evitar que sejam realizados serviços de tapa-buracos emergenciais.

Concluindo, a Secretaria inclui planilhas que informam sobre as vias que receberam emendas nos bairros Lupo I, São Geraldo e Vila Santana, sobre as vias da cidade que foram executadas através de emendas, e sobre detalhes dos serviços realizados nos últimos 12 meses ー incluindo horário, área em metros quadrados e número de buracos tapados. Também foram anexados contratos vigentes de aquisição de materiais e contratação de serviços ligados à pavimentação asfáltica.

Para o vereador, “a pavimentação das vias está deixando a desejar faz tempo em nossa cidade, mas esses remendos no asfalto que começaram a fazer agora é uma falta de respeito com o pagador de impostos, que, aliás, terá o IPTU reajustado em 8,73% no ano que vem. Além disso, a primeira pergunta do meu requerimento foi se os serviços executados recentemente nos bairros Lupo I, São Geraldo e Santana, nas fotos anexas ao documento, encontram-se dentro dos padrões corretos e não nos responderam, difícil acreditar que é porque estejam. É preciso mais respeito com o cidadão!”.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *