Araraquara

Captação de recursos para eventos em pauta

Captação de recursos para eventos em pauta
Secretarias municipais de Araraquara, Agricultura e Turismo estudam alternativas para festivais cultural-gastronômicos em Bueno de Andrada

 24JAN2017| 13:18
 Théo Bratfisch

Nesta quinta-feira (23), se reuniram na Coordenadoria Executiva da Agricultura com a coordenadora Silvani Silva, o diretor de Turismo e Eventos da Morada do Sol, João Missorino e o gestor de eventos, Michel Kary, que receberam o presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Théo Bratfisch.

Na ocasião, trataram do apoio institucional da prefeitura que se refere a captação de recursos à nível estadual junto das empresas instaladas em Araraquara, à título de responsabilidade social pelas mesmas, através de destinação pelo programa estadual de incentivo cultural aprovado pelo ProAC-ICMS, ao Festival Delícias do Milho, como também, ao apoio municipal de infraestrutura com serviços públicos para montagens e para segurança pública. A agenda é decorrência da reunião com a participação do secretário municipal de Gestão e Finanças, Donizete Simioni e chefe de Gabinete, Alan Ferreira Silva, com o presidente da ABATur.

Neste ano devem ser consumidas durante o Festival do Milho, programado para o mês de junho, cerca de 160 mil espigas de milho e a safrinha para colheita será em torno de 500 mil espigas de milho verde, a produção excedente é comercializada para toda a região em se tratando de mês festivo. São gerados em torno de 250 empregos alternativos diretos e renda extra aos participantes do evento.

Outro evento na programação ‘Araraquara 200 Anos’ é o Festival do Pastel & Caldo de Cana em setembro. Secretarias municipais, Agricultura e Turismo confirmam a importância dos festivais cultural-gastronômicos em Bueno de Andrada, juntos os dois eventos tem potencial para atrair 90 mil pessoas ao distrito de Bueno de Andrada em apenas dois finais de semana e viriam promover a valorização da Agricultura Familiar e todos os esforços para desenvolver o Turismo Rural no município. Os Festivais têm a finalidade de promoção da localidade rural, como indutora aos atrativos turísticos na região que se formatam em novos negócios no campo, através do programa Turismo no Espaço Rural do Sebrae, em parceria com entidades e instituições que formam a cadeia do Turismo. Esses eventos são uma junção de lazer gratuito com shows, cultura e gastronomia que prioriza o desenvolvimento sociocultural e econômico sustentável da população que trabalha com a agricultura familiar no município com prioridade aos três assentamentos rurais, Horto de Bueno, Monte Alegre e Bela Vista do Chibarro.

O presidente da ABATur apresentou segunda alternativa para captação de recursos à nível federal, disponível através do Ministério do Turismo no montante de R$ 500 mil, que viria complementar recursos para montagem de infraestrutura para eventos a serem promovidos no meio rural, como a Festa Junina do Assentamento Bela Vista, além de contemplar outros eventos do calendário oficial de eventos do município.

A prefeitura não tem recursos próprios. Reunidas todas as informações durante a reunião produtiva, Silvani Silva, estará despachando com o secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, ainda nesta sexta-feira, para tratativas junto ao secretário Donizete Simioni, devido a urgência que se faz, sabendo-se que plantio safrinha de milho verde pela agricultura familiar, a ser plantado a partir do feriado de carnaval em três etapas no modo escalonado até o dia 15 de março, está vinculado ao consumo direto no Festival Delícias do Milho aprovado para captar patrocínio cultural.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *