Araraquara

Casarão do Assentamento Bela Vista em Araraquara-SP, pode receber obra de preservação histórica 

Superintendência Regional do Incra em São Paulo autorizou a cessão de uso do local para a Prefeitura de Araraquara, que busca recursos; informações foram solicitadas pela vereadora Fabi Virgílio (PT) 

Depois de receber autorização legal para uso do espaço do casarão do Assentamento Bela Vista por dez anos, a Prefeitura de Araraquara busca recursos para realizar obras de recuperação estrutural e preservação histórica no local.

As informações foram enviadas pelo Executivo após questionamentos da vereadora Fabi Virgílio (PT) em requerimento. A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado de São Paulo publicou a autorização da cessão de uso à Prefeitura no último mês de maio.

Há um projeto em desenvolvimento pelas secretarias municipais de Cultura, Desenvolvimento Urbano e Obras e Serviços Públicos, denominado “Requalificação e Conservação Integrada do Casarão (Sede) do Assentamento Bela Vista”.

Para realizar as obras, a Prefeitura está buscando recursos junto ao Comitê de Patrimônio Cultural e Economia da Cultura (CPCULT) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no modelo de transferências não reembolsáveis, cujos projetos na Região Sudeste podem ser apoiados em até 50% de seu valor total (que não pode ultrapassar R$ 6 milhões).

“O casarão data de 1880 e foi sede da fazenda de café e da usina de cana-de-açúcar. Os terreiros de café, em níveis diferentes, ficam em frente ao casarão. No andar inferior do casarão viveram pessoas escravizadas. O local tem fama de mal-assombrado e é motivo de visita ao assentamento. O local pode se tornar um marco do turismo rural de Araraquara”, afirma Fabi.

O projeto detalhado das obras previstas para o casarão, com a manutenção de suas características originais de construção, está anexado na resposta enviada pela Prefeitura e pode ser consultado. O custo estimado é de R$ 5 milhões. Também é previsto projeto de uso e ocupação considerando atividades culturais, históricas e de economia criativa e solidária.

Patrimônio histórico 

O casarão do Assentamento Bela Vista foi tombado pelo Decreto Municipal nº 11.853, de 5 de dezembro de 2018, conforme deliberação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara).

O imóvel foi a sede de uma antiga fazenda de café que, no final da década de 1980, transformou-se em assentamento rural formado pela agrovila com 120 casas e 176 lotes. São 223 famílias assentadas no Bela Vista.

Na justificativa do projeto, a Prefeitura explica que “a desocupação da sede levou a edificação a um alto nível de depreciação”. A arquitetura do casarão “se assemelha ao modelo da burguesia europeia e dos palacetes de estilo eclético dos barões de café construídos no fim do século XIX e início do XX”, complementa o documento.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *