Educação & Cultura

Contemplada com bolsa da CAPES, doutoranda da Uniara vai fazer parte de estudos na Sérvia

Rauany Cristina Lopes Francisco é orientada pela professora Eliane Trovatti

EDUCAÇÃO - Sua tese tem como título “Development of luminescente bioactive glass for multimodal diagnostic imaging”. “Em termos leigos, a ideia é desenvolver um ...

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Rauany Cristina Lopes Francisco, foi contemplada com uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Ela, que é orientanda da professora Eliane Trovatti, fará parte dos estudos de sua tese na Sérvia.

“Como sempre tive interesse em fazer um estágio fora do Brasil, já vinha há um tempo estudando sobre esse processo e, quando a Uniara foi contemplada, eu me inscrevi no processo seletivo interno da universidade e fui aprovada. Irei à Sérvia, na cidade de Belgrado, ainda não sei o dia ao certo, mas irei em setembro e retornarei em 30 de abril de 2024 – ficarei oito meses por lá”, conta Francisco.

Sua tese tem como título “Development of luminescente bioactive glass for multimodal diagnostic imaging”. “Em termos leigos, a ideia é desenvolver um material para ser utilizado no diagnóstico por meio da bioimagem. O estudo trata da preparação de vidros bioativos, co-dopados com combinações de elementos de terras raras, tendo como objetivo o desenvolvimento de materiais biocompatíveis e opticamente ativos para diagnóstico por imagens multimodais”, explica a doutoranda.

A maior parte do projeto está prevista para ser desenvolvida na Sérvia, de acordo com ela. “Toda a parte de sintetização e algumas caracterizações serão realizadas em Belgrado, no Institute of Technical Sciences of SASA, e os ensaios celulares serão realizados na Uniara”, detalha Francisco, destacando que a oportunidade de estudar no exterior é algo “muito bom para a internacionalização do Programa e para experiências”.

Trovatti, por sua vez, conta que, em 2017, Francisco ainda era aluna do curso de Biomedicina. “Ela iniciou sua Iniciação científica, em 2018 e já partiu para seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, no mesmo tema: desenvolvimento de biovidros para uso como enxerto ósseo odontológico. No dia do TCC, demonstrou seu interesse pela pós-graduação e, no momento em que surgiu a oportunidade, ingressou diretamente no curso de doutorado”, relata a orientadora.

Parte do projeto da aluna foi desenvolvido em horários alternativos, “que ela conciliava com seus horários de trabalho”. “No final de 2022, a CAPES abriu o edital para o estágio no exterior, para o qual ela se candidatou, concorreu e agora, com muito orgulho, foi aprovada. Também no ano de 2023, a Rauany conquistou a bolsa de dedicação exclusiva ao doutorado, o que contribui para o melhor aproveitamento do seu estágio na Sérvia”, salienta a docente.

“No papel de orientadora, fico muito feliz e orgulhosa por toda a dedicação dessa estudante que, com muito mérito, está conquistando aquilo que vislumbrou lá atrás, na iniciação científica. Digo ainda que isso tudo é fruto de sua iniciativa e dedicação, e tenho certeza de que esse estágio vai nos trazer amadurecimentos científico, profissional e pessoal”, finaliza Trovatti.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *