Araraquara

Na entrega de trem da CPTM, Presidente da Câmara lamenta não haver novas encomendas

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CAM

Vereador espera com otimismo que indústria tenha novos contratos em breve

Um misto de alegria e preocupação marcou a entrega do último vagão de uma encomenda feita pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na unidade da Hyundai Rotem do Brasil, na manhã desta segunda-feira (25), em Araraquara, com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB), do prefeito Edinho Silva (PT) e demais convidados, que foram recebidos pelo presidente da empresa no Brasil, Dong Yong Joo.

Para esta encomenda, de um contrato firmado em 2014, foram produzidos 270 carros para 30 composições de oito vagões cada, com 150 funcionários trabalhando na fabricação. Cada composição de oito vagões tem 170 metros de comprimento, levando entre 2.200 a 2.400 passageiros, e operam no momento nas linhas 13 (Jundiaí-Estação da Luz) e a linha Brás-Aeroporto de Guarulhos, ao menos até que o novo modal de transporte fique pronto.

Novas encomendas

 Outros 34 carros de passageiros já haviam sido produzidos e entregues para o metrô de Salvador. Foram estas duas encomendas que, inicialmente, trouxeram a unidade fabril da empresa coreana para Araraquara, além de estar em ponto estratégico para participar de concorrências e licitações em toda a América Latina. Novas encomendas estão em negociação. São contratos grandes, que significam grandes investimentos.

Contudo, a partir de agora e até que uma nova encomenda esteja fechada, os funcionários do setor fabril foram dispensados. Apenas o setor administrativo está trabalhando, já que há contratos de manutenção e suporte em andamento. É exatamente este o lamento do presidente da Câmara. “É um motivo de alegria ver concluída uma entrega tão significativa como esta. Isto é mesmo motivo de celebração. Porém, lamento que tenha sido o último e que, no momento, não há outras produções em curso. Estou otimista em relação às negociações em andamento e acredito que em breve retornaremos à empresa para celebrar o início da produção de uma nova encomenda. Foi o que deixei combinado com o presidente da Hyundai, que também convidei para experimentar um bom prato de feijoada, uma das delícias da culinária de nossa nação”, disse.

Tenente Santana disse, ainda, a Mister Joo, que votou favoravelmente à implantação da indústria em Araraquara. “Isso representa investimento, emprego direto e indireto, representa desenvolvimento para nossa cidade. Foi isso que me motivou a votar favoravelmente”, concluiu o vereador.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

One thought on “Na entrega de trem da CPTM, Presidente da Câmara lamenta não haver novas encomendas

  • Caique Aurélio

    A Linha 13-Jade pega o Trecho de Engenheiro Goulart à Aeroporto-Guarulhos, e os trens da série 9500 não operam mais nela, agora são os da série 9000. Os Novos Trens estão somente na Linha que Vai da Luz à Jundiaí que é a Linha 7 Rubí.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *