Araraquara

No Assentamento Bela Vista, posto de saúde não tem geladeira e dentista

No Assentamento Bela Vista, posto de saúde não tem geladeira e dentista

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

Realidade foi constatada pelo vereador José Carlos Porsani

IDN/Interior/Araraquara

Com a meta de percorrer todos os pontos de saúde do município, o vereador José Carlos Porsani (PSDB) esteve, na manhã de segunda-feira (13), na Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Elias Zakaib”, no Assentamento Bela Vista. Na ocasião, o parlamentar ainda examinou as instalações e conversou com colaboradores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Hermínio Pagotto”, também na agrovila.

“O prédio é muito antigo e nossa manutenção é bem precária”, compartilhou uma funcionária do posto de saúde. Para ter ideia, a geladeira responsável pelo armazenamento de vacinas e remédios está queimada desde uma tempestade ocorrida no início de abril, que comprometeu computadores e o gerador de energia. O orçamento já foi realizado pela Prefeitura e a equipe está no aguardo do reparo.

A unidade atende cerca de 462 famílias e conta com uma médica, uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde e um administrativo. Fora isso, há apoio de farmacêutico duas vezes por semana e dois motoristas se revezam para transporte da equipe e de pacientes. No entanto, desde 2017, a instituição não conta com dentista e o consultório, totalmente equipado, está sendo utilizado para acomodar os usuários.

Emef

 

A reforma e a ampliação da Emef “Hermínio Pagotto” foram escolhidas como prioridade pela população no Orçamento Participativo de 2018, cujas obras estão previstas para serem realizadas ainda neste ano. Com 130 alunos no ensino fundamental e mais 55 no infantil, a ideia é aumentar as salas de aula e a cozinha, além de modernizar a estrutura para evitar a evasão escolar, principalmente dos alunos do sexto ao nono ano matriculados no período integral. “Pensamos em trabalhar mais com ferramentas digitais, mas aqui não há nem sinal de Internet”, lamentou uma funcionária.

Outra queixa é sobre a falta de atrações culturais e esportivas e de equipamentos públicos destinados ao lazer dos jovens. “À noite e aos finais de semana, vemos muitos adolescentes consumindo álcool e drogas”, informou outra colaboradora. O vereador levará as reivindicações à Prefeitura e também questionará a possibilidade de realização de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) itinerante para atender às pessoas em risco social.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *