Araraquara

O presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), e outros parlamentares participaram de encontro com o Executivo Municipal e integrantes do Governo Federal

O presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), e outros parlamentares participaram de encontro com o Executivo Municipal e integrantes do Governo Federal


Na tarde da quinta-feira (5), uma comitiva do Governo Federal desembarcou em Araraquara, no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, para visitar os pontos afetados pelas fortes chuvas da última semana.

O Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o Ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foram recebidos pelo prefeito Edinho Silva (PT), pelo presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), pelo vice-presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), pelo segundo secretário da Câmara, Emanoel Sponton (Progressistas) e pelas vereadoras Fabi Virgílio (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT).

Juntos a outras autoridades do município, eles vistoriaram as estruturas urbanas danificas pelas fortes chuvas no município de Araraquara. O primeiro local visitado foi a Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, localizada no bairro Parque São Paulo. O segundo ponto, a esquina entre a Rua Nove de Julho (Rua 2) e a Rua Dr. Genaro Granata, no Jardim Botânico. Logo em seguida, a Comitiva passou pela Avenida Padre Francisco Sales Colturato (Avenida 36), local no qual a força do intenso volume de água abriu uma cratera na via, provocando a morte de uma família, e pela Via Expressa, no trecho embaixo do Terminal de Integração, no Centro.

Após as visitas, os ministros afirmaram que manterão o diálogo permanente com o município de Araraquara. Serão duas frentes de atuação: prevenção e reconstrução. “Esperamos ser mais céleres nas respostas à sociedade. As mudanças climáticas têm desafiado até cidades com boas infraestruturas. A situação de emergência foi homologada para que o Ministério da Integração possa receber as demandas e, por meio da Defesa Civil, fazer o trabalho de reconstrução”, frisou Góes.

O Ministério das Cidades ficará responsável pela outra frente de trabalho. “Esse trabalho conjunto é muito importante para que possamos identificar os pontos críticos e propor soluções preventivas”, destacou Barbaro Filho.

Edinho reiterou a importância do pacto entre o município e as esferas estadual e federal. “O reconhecimento da situação de emergência pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal é o primeiro passo para que possamos receber ajuda e resolver a situação, pois somente com recursos próprios não é possível recuperar tudo aquilo que foi danificado na cidade”, explicou.

Falando em nome da Câmara Municipal, o presidente da instituição, Paulo Landim, solidarizou-se com a família das vítimas das chuvas e salientou o apoio incondicional do Legislativo às ações do Executivo, para que Araraquara possa retomar a normalidade o mais breve possível. “A Câmara está acompanhando permanentemente as atividades de reconstrução da cidade desde o início das chuvas torrenciais, afinal, o Legislativo tem que ser parceiro fiel da população, que passa por momentos de dificuldades. Nos colocamos à disposição para o que for necessário. Hoje, a visita dos dois ministros mostra a força de nossa cidade e também que devemos ter esperança e a certeza de que os recursos serão liberados com celeridade. Isso é o que todos queremos”, finalizou.

Também estiveram presentes o Secretário Nacional, André Galvão, o secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Eduardo dos Santos, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, o diretor do Cenad, Armin Braun, o deputado Federal Baleia Rossi (MDB), o vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas), e vários secretários municipais.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara | Lorena Campos de Queiróz

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *