Polícia FederalPolitica

PF identifica conversas de Paulo Bernardo com delator

PF identifica conversas de Paulo Bernardo com delator    
Agenda sugere comunicações de Paulo Bernardo com Otávio Azevedo, executivo da Andrade Gutierrez
10:30| 18/07/2016
Paulo Bernardo - Agenda

A Operação Lava Jato teve acesso a uma agenda de compromissos de 2014, que pertencia ao então ministro das Comunicações Paulo Bernardo (PT-PR). De acordo com as anotações, a agenda indica que Paulo Bernardo era o interlocutor de mensagens interceptadas pela Polícia Federal no telefone do executivo da Andrade Gutierrez Otávio Azevedo.

A reportagem da Folha de S. Paulo destaca que a Polícia Federal apontou que o celular que registrou trocas de mensagens com Azevedo “possivelmente” pertenceria a Paulo Bernardo.

A investigação ficou em dúvida sobre a identidade pois o contato de Azevedo, um celular de Brasília, aparece registrado em nome de duas pessoas ao mesmo tempo: Paulo Bernardo e também João Rezende, possível referência ao presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), pessoa próxima do ex-ministro.

Nas conversas registradas em um aplicativo móvel, o interlocutor de Azevedo cobra a confirmação de “nossa conversa” e um dia depois o empreiteiro informa que “caiu agora”, uma provável referência a um depósito, indica a PF.

A Folha fez um levantamento na agenda de Paulo Bernardo e descobriu que pelo menos três pontos coincidentes que reforçam a suspeita de que o celular era mesmo usado pelo ex-ministro.

A PF diz no relário da Operação Lava Jato que mensagens entre 30 de agosto e 3 de setembro de 2014 “parecem sugerir que Paulo Bernardo estaria questionando Otávio de forma velada acerca de depósito [bancário]”.

PAULO BERNARDO

Em junho deste ano, Bernardo foi preso na Operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato, que investiga desvios do Ministério do Planejamento. A publicação refere que ele ficou por seis dias na carceragem e foi solto por ordem do ministro do STF Dias Toffoli, segundo quem não havia motivos que justificassem a manutenção da prisão, como risco de fuga.

O petista é ex-ministro dos governos Lula e Dilma. Paulo Bernardo é suspeito de ter se beneficiado de propina de contratos do Ministério do Planejamento que perduraram de 2010 a 2015.

Além disso, a Operação Lava Jato investiga lobby da Andrade Gutierrez na Anatel no período em que Bernardo era ministro das Comunicações.

OUTRO LADO

Ainda de acordo com a Folha, a advogada do ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, Verônica Sterman, não negou que ele seja o interlocutor de Otávio Azevedo nas trocas de mensagens.

Segundo a defesa, Bernardo não se recorda em que contexto teria acontecido a conversa, em 2014, na qual Azevedo usou a expressão “caiu agora”.

A advogada também disse em nota que Bernardo possuía o telefone de Azevedo, “assim como o de vários outros empresários, e por vezes se comunicava com eles”.

“Não há nem nunca houve nada de errado ou ilícito no teor dessas conversas. As mensagens são claras e não há qualquer ‘mensagem velada'”, argumentou a advogada.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *