Educação & Cultura

Podcast do curso de Publicidade da Uniara aborda os esportes eletrônicos

Conteúdo faz parte da revista eletrônica CMIQuê?


Por meio de sua revista eletrônica CMIQuê?, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara disponibilizou o podcast “eSports não para de crescer”. Os interessados podem ouvir o PPCast, como é chamado, pelo link https://spoti.fi/3O8fIq6.

“De acordo com o site da Confederação Brasileira de eSports – CBeS, isso são ‘Competições disputadas em games eletrônicos em que os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais e são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de stream online ou TV’”, menciona o professor responsável pela CMIQuê?, Gabriel Arroyo.

Ele conta que muitos jogadores e ex-jogadores de futebol investem/adquirem equipes de eSports, assim como determinado banco investe em financiamentos para gamers. “Para a publicidade, o eSport é muito importante porque você tem um número enorme de jovens, de dez a 25 anos, que são consumidores. O mercado de consoles e games explodiu principalmente na pandemia e não para mais de crescer. Basicamente, é um dos poucos mercados que está tendo muito investimento e retorno”, destaca.

Existem marcas que investem na modalidade porque é um público muito atraente, segundo o docente. “Se você pegar os jogos, poderá ver que há muita propaganda interna neles. Por exemplo, os de futebol da FIFA têm os anunciantes e patrocinadores na camisa, e tudo isso tem um preço. São pagos os valores, os royalties, e os jovens têm acesso a todas essas marcas”, detalha Arroyo.

A televisão também está investindo bastante. “O Globo Esporte tem uma área, em seu site, que é só para eSports e, quando tem campeonatos, que movimentam muita gente, geralmente do game League of Legends – LOL, eles cobrem esses torneios. Então isso vai para a tv aberta também, além dos canais esportivos fechados, com programas que praticamente são diários e falam sobre eSports”, destaca o professor.

Ele comenta que “a geração anterior cresceu envolvida com o esporte físico, principalmente mais em relação ao futebol no Brasil”. “Essa geração nova, que está na faixa dos vinte anos, já é muito envolvida com jogos online, e aí, tem esses campeonatos. As marcas patrocinam esses torneios, então, em relação a tudo que envolve o jovem como público consumidor, elas vão atrás, especialmente sendo um público fiel como esse”, finaliza Arroyo.

Detalhes sobre o PPCast estão disponíveis no Instagram – @ppcastuniara – e sobre a “CMIQuê?”, no endereço www.uniara.com.br/cmique ou pelo e-mail [email protected]. Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *