Araraquara

Prêmio Zumbi dos Palmares: reconhecendo quem a História sempre apagou 

Entrega das homenagens aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara


“Quando um sobe, ajuda o outro”, afirmou Valquíria Pereira Tenório, que recebeu o prêmio Zumbi dos Palmares 2021, em evento realizado na Câmara Municipal de Araraquara, na quarta-feira (17). A importância da representatividade de pessoas negras em espaços de poder e tomada de decisões marcou os discursos de todos os homenageados da noite: a já citada professora Valquíria Pereira Tenório, o empresário Claudio Claudino, vencedor do prêmio Zumbi dos Palmares 2020, e a advogada Sandra Mara, que recebeu o prêmio “Doutor Laphayetti Alves”.

Ao encontro desse ideal, a vice-presidenta da Legislativo araraquarense e primeira vereadora negra da história da Câmara, Thainara Faria (PT), foi indicada pelo presidente da Casa de Leis, Aluisio Boi (MDB), para conduzir a solenidade. “Vocês são fundamentais na minha vida, pois fortalecem a nossa luta em busca de nossos objetivos. Já vivemos muito tempo à margem da sociedade, agora estamos prontos para reaver e conquistar tudo aquilo que nos foi tomado”, afirmou Thainara, reconhecendo a relevância social dos homenageados.

“Receber a notícia de ter sido escolhida para o Prêmio Zumbi deste ano rendeu lágrimas de alegria genuína, eu me senti muito honrada por ter sido lembrada. Carregamos em nossa história um prêmio que inspira a luta, a resistência, a força e a humanidade do guerreiro Zumbi dos Palmares”, frisou a professora Valquíria, autora da tese de doutorado “Baile do Carmo: Festa, Movimento Negro e Política das Identidades Negras em Araraquara-SP”.

O empresário Claudio Claudino foi o indicado para receber o prêmio em 2020, mas, por causa das restrições impostas pela pandemia, recebeu a homenagem juntamente com a vencedora de 2021. “É um sonho muito grande o que está acontecendo comigo hoje. Eu me sinto privilegiado de ter sido escolhido em meio a tanta gente boa que lutou e continua lutando pela nossa causa”, destacou o homenageado.

O presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), Fábio Mahal, justificou a escolha dos homenageados: “Em um ano de pandemia e crise, como 2020, faz muito sentido homenagearmos um empresário bem conhecido, envolvido com o movimento negro, que representa o que os negros tanto precisam: emprego. Assim como em 2021, destacarmos uma professora doutora negra, quando o ensino precisa de ainda mais atenção, é muito significativo. O Prêmio Zumbi tem esse objetivo: dar visibilidade a pessoas negras de destaque, porque a história não fez isso”.

Contando como “driblou as estatísticas”, sendo uma mulher negra, que após engravidar aos 17 anos conseguiu se formar em Direito e se tornar advogada, a vencedora do prêmio “Doutor Laphayetti Alves”, Sandra Mara, afirmou que a maioria da população é negra, mas os negros representam a maioria apenas nos setores marginalizados. “Então, receber essa homenagem é a certeza de que tudo deu certo e valeu a pena. É um marco para toda uma geração, que eu sirva de referência, assim como tantos serviram de referência para mim.”

Este prêmio foi criado pela Comissão da Igualdade, hoje Comissão de Combate à Descriminação Racial, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em referência à valorização e reconhecimento do trabalho de advogados negros que atuam na cidade. “Pela sua força, história de luta e superação para exercer a profissão, nós escolhemos a doutora Sandra para receber esse prêmio tão representativo”, concluiu o presidente da OAB de Araraquara, Tiago Romano.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Aluisio Boi (MDB), destacou que a solenidade é um momento muito importante para o Legislativo, que, “após um longo período com restrições, pode acolher a população para discutir um tema tão relevante como o combate ao racismo”.

Também participaram do evento os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Filipa Brunelli (PT), João Clemente (PSDB) e Paulo Landim (PT); o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), a secretária de Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), José Janone Júnior; o professor Edmundo Oliveira, representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Uniara; o coordenador do curso de Direito da Uniara, professor Fernando Passos; além de outras pessoas já homenageadas anteriormente com o mesmo Prêmio Zumbi, como a professora Maria Nazaré Salvador – 1º prêmio em 2005, Alessandra de Cássia Laurindo – 7º prêmio em 2011 e Maria Aparecida Alves, 15º prêmio em 2019.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *