Araraquara

Problemas no CMS do Yolanda Ópice prejudicam atendimentos a população do bairro 

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no local e tomou ciência das dificuldades enfrentadas pela unidade

Em visita de fiscalização ao Centro Municipal de Saúde (CMS) “Dr. Francisco Oswaldo Castelucci”, que atende moradores do Yolanda Ópice e bairros vizinhos, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) identificou diversos problemas que interferem no atendimento diário aos pacientes e no trabalho dos servidores.

Motivado pelas situações encontradas, o parlamentar enviou ao Executivo o Requerimento nº 751 e as Indicações nº 4904, 4905, 4906, 4907, 4908, 4909, 4910, 4950, 4951, 4969 e 4970 pedindo esclarecimentos e melhorias que beneficiariam os colaboradores do CMS, além da população que usa os serviços desse local.

Por se tratar de uma construção com quase 40 anos, nem todas as dependências têm aparelhos de ar condicionado e, dos que existem, muitos estão quebrados ou não funcionam adequadamente. A situação de maior gravidade é na sala de vacinas, que pode prejudicar a conservação dos medicamentos e o bem-estar das pessoas que trabalham no local.

Os serviços de impressão dos documentos é outra questão que interfere na eficiência do trabalho realizado pelos funcionários do local. As impressoras disponíveis apresentam falhas constantes no funcionamento, necessitando de manutenção e, em alguns casos, substituição.

Considerando também a idade do prédio que abriga o CMS, as instalações elétricas precisam ser atualizadas, pois não suportam que aparelhos eletroeletrônicos sejam utilizados simultaneamente, gerando quedas constantes da energia da unidade.

A telefonia é outro ponto que mereceu a atenção durante a visitação ao CMS. Apesar de contar com uma central telefônica, os ramais ficam inoperantes a maior parte do tempo, impossibilitando contatos externos de pacientes e a comunicação entre os setores.

No setor de farmácia, a geladeira usada para armazenar medicamentos que necessitam de refrigeração ininterrupta não consegue manter a temperatura ideal, apresentando diversas oscilações ao longo do dia e que podem comprometer a qualidade dos fármacos que estão ali guardados.

Ainda foram relatados nas indicações outros itens que demandam atenção, como reposição de materiais de papelaria e escritório, aquisição de armário para arquivar fichas de pacientes, troca da cortina instalada em sala de pós-consulta por modelo que bloqueie a entrada de sol, substituição de vidro quebrado na janela da recepção, instalação de um protetor de acrílico no balão de atendimento da farmácia e reparos no vitrô instalado na sala de atendimento clínico.

Em seu requerimento, o parlamentar pede esclarecimentos a respeito de um compressor, que, segundo relatos dos servidores, teria sido furtado há quase dois anos e ainda não foi recolocado. O equipamento era utilizado nos procedimentos de inalação e Angeli deseja saber os motivos da reposição não ter sido realizada até agora, além da previsão para que um novo dispositivo seja instalado na unidade.

Sobre o Centro de Saúde 

O CMS “Dr. Francisco Oswaldo Castelucci” está localizado na Rua Domingos Paulo Real, nº 287, no Yolanda Ópice, foi inaugurado em 1987 e passou por reformas em 2014. Atualmente conta com 25 funcionários e atende todos os dias, em média, 200 pacientes, oferecendo à população serviços de acolhimento, aplicação de medicamentos, consultas clínicas e odontológicas, curativos, vacinação, inalação, teste do pezinho e coleta de exames laboratoriais.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *