Araraquara

Recém-formado em Engenharia Agronômica na Uniara tem artigo publicado em revista especializada

Recém-formado em Engenharia Agronômica na Uniara tem artigo publicado em revista especializada
Conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente na internet

27JAN2018 | 8:12 - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto ©Uniara

O recém-formado no curso de Engenharia Agronômica na Universidade de Araraquara – Uniara, Renato Antonio Alonso, teve seu artigo, intitulado “Caracteres agronômicos de B. Brizantha cv. Xaraés (MG5), sob diferentes doses de biofertilizante de dejeto de bovino leiteiro”, publicado na Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas – BIOENG. O estudo, cujo conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente por meio do link https://goo.gl/mpt7d7, foi orientado pela professora Laura Vanessa Cabral da Costa.

Uma das finalidades do trabalho, de acordo com o ex-aluno, foi avaliar a produtividade e a qualidade do capim B. Brizantha cv. Xaraés (MG5) sob diferentes doses de biofertilizantes, “que nada mais são do que o resultado do tratamento de resíduos em meio anaeróbio, no caso, com uso de biodigestores, resultando em um composto orgânico rico em nutrientes”. “No trabalho, foi comprovado que os melhores resultados foram os tratamentos que receberam a maior dose de biofertilizante até a exigência limite da planta e do solo”, relata.

Alonso destaca que esse tratamento dos dejetos dos animais é muito importante tanto para o produtor quanto para o meio ambiente. “Hoje, os confinamentos precisam tratar esses dejetos antes do descarte indiscriminado”, diz.

Com o uso do biofertilizante, ele comenta que o produtor “automaticamente economiza custos, pois não será necessário o uso do adubo químico – ou será utilizado em menor quantidade”. “Foi comprovado no trabalho que o biofertilizante é benéfico à produtividade das gramíneas tropicais – as mais usadas no Brasil -, trazendo uma valorização na produção animal, ou seja, o que antes poderia ser desperdiçado na forma de esterco, agora poderá ser reaproveitado e agregar valor à cultura animal ou vegetal”, ressalta.

Para a orientadora Laura, o resultado é muito satisfatório, “uma vez que o aluno conduziu o trabalho com seriedade e disciplina, proporcionando resultados excelentes e que, de alguma forma, contribuem para a sociedade. “Produzir pasto de qualidade implica em uma produção de carne de qualidade. Ao mesmo tempo, tratar resíduos da produção animal agrega valor à cultura e principalmente ao meio ambiente”, completa.

A docente destaca que, atualmente, a revista BIOENG é a única no segmento na América Latina, “com ótimos indexadores, comprovando a qualidade do trabalho publicado, o que me deixa satisfeita pelo âmbito científico e também orgulhosa por orientar graduandos comprometidos com a profissão”.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *