Araraquara

Vinicius Lummertz apoia projetos para Araraquara

Vinicius Lummertz apoia projetos para Araraquara

| IDNews |Théo Bratfisch/ABATur

ABATur de Bueno de Andrada apresenta projetos para o Turismo Regional com acessibilidade para pessoas com deficiência

IDN/Interior/Araraquara

 

O vereador José Carlos Porsani acompanhou o diretor da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Théo Bratfisch, em agenda na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo com o secretário da Pasta, Vinicius Lummertz.

O professor Virgílio Carvalho, bem representou o presidente Jarbas Favoretto pela diretoria da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur), Marcelo Lima Costa, secretário executivo estadual da SeTur SP, Vanilson Fickert, coordenador de Turismo da SeTur SP, dentre os membros da equipe da Pasta, Maristela Bignardi e Patrick Bertholdo, participaram da agenda positiva em 29 de maio de 2019.

Foram destaques da reunião projetos da iniciativa privada para promoção do Turismo Regional em Araraquara, com a implantação do Centro Cultural Museu da Roça de Bueno de Andrada, em se tratando do primeiro museu regional do homem do campo no meio rural paulista e o Trem Turístico interligando-se a Estação Ferroviária de Araraquara e a Estação Ferroviária de Bueno de Andrada com parada no Parque Pinheirinho, ambos os projetos se confluem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural pelo Turismo com ênfase no meio rural no Município de Interesse Turístico (MIT), com apoio estadual estratégico para a promoção de fluxo turístico aos festivais cultural-gastronômicos, Festival Delícias do Milho e o Festival do Pastel & Caldo de Cana, inseridos no Calendário de Eventos do Município e no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, que juntos têm capacidade de atrair anualmente 90 mil visitantes e turistas para a localidade rural em apenas dois finais de semana, respectivamente, em junho e setembro.

A regulamentação estadual do Selo Arte para certificação de produtos alimentícios artesanais pela Vigilância Sanitária, a capacitação profissional de jovens rurais para monitoria turística e a acessibilidade turística para pessoas com deficiência (PCD) fazem parte do contexto da pauta de demandas.

“O Estado de São Paulo tem uma gastronomia fantástica, uma cultura rica e diversificada, nossa capital e o interior têm muito a ser explorado por turistas, mas o mundo e o Brasil ainda não têm noção dessa dimensão. Nosso Estado é o que mais atrai gente de todos os cantos do país e reúne mais de 2,7 milhões de turistas estrangeiros por ano. Temos que promover destinos e fazer com que o paulista viaje mais pelo interior do nosso Estado”, reforçou Lummertz.

O secretário estadual recebeu produtos artesanais produzidos no Assentamento Rural Monte Alegre em Bueno de Andrada, Cachaça do Horto e o Licor da Fia, além de produtos da padaria artesanal conhecida como Padoka e uma vassoura de sorgo produzida no Assentamento Rural Bela Vista do Chibarro, ambos com potencial para a confecção de artesanatos e sacolas com a palha de milho. Os participantes da reunião também ganharam uma porção de linguiça artesanal Romeu & Julieta, com pernil suíno, queijo minas e goiabada cascão, produzida de modo artesanal exclusivamente pelo premiado chef de cozinha Arquiteto JP de Araraquara.

Além de buscar trabalhar em sinergia com a iniciativa privada, a Secretaria Estadual de Turismo vem buscando parcerias com outras Pastas do Governo do Estado para unir mentes e corações na busca contínua em transformar São Paulo num grande destino nacional e internacional.

“A Câmara Municipal se coloca à disposição da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para encaminhamentos ao Executivo, considerando-se que promover o Turismo Rural em âmbito regional, visa gerar trabalho, empregos e renda direta, sobretudo ao jovem rural, minimizando-se o crescente êxodo rural que propicia a descontinuidade da sucessão da agricultura familiar”, ressaltou Porsani.

A ABATur de Bueno de Andrada é composta por representantes de pequenos produtores rurais que praticam agricultura familiar no município, sob governança da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur) e se representa na diretoria da Associação Paulista de Turismo Rural (ABRATURR-SP), membro da Câmara Temática de Turismo Rural do Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo (CONTURESP) e afiliada ao Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Equestre.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *