Araraquara

Câmara recebe informações sobre políticas em saúde mental no município

Vereadora Filipa Brunelli (PT) havia realizado questionamentos via requerimento


Com o objetivo de obter mais informações a respeito das políticas públicas em saúde mental no município, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou o Requerimento nº 378/2023 à Prefeitura. No último dia 15, o Executivo encaminhou diversos esclarecimentos à Câmara Municipal.

No documento, foi informado que os dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps ll e Caps AD) do município atuam com demanda espontânea. “Todos os dias um profissional de nível superior fica à disposição em regime de plantão, realizando o acolhimento de pacientes e familiares. O Espaço Crescer, ambulatório de referência para crianças e adolescentes, funciona também com demanda espontânea, com agendamento de triagem no prazo aproximado de duas semanas. Porém, é seguido o protocolo interno que norteia as prioridades e semanalmente ocorrem as discussões em equipe, para inserções dos casos graves dentro da mesma semana”, explicou o Coordenador Executivo de Assistência Especializada, Misael Henrique Emilio.

Ainda de acordo com a resposta da Prefeitura, o Centro de Referência Ambulatorial em Saúde Mental do Adulto (Crasma) trabalha como serviço de referência, onde os pacientes devem ser encaminhados após avaliação de profissional médico. O agendamento é feito de acordo com a disponibilidade das vagas.

Sobre a quantidade de psiquiatras que atendem a população nos aparelhos públicos do município, foi relatado que há dois profissionais no Crasma, um no Caps ll e um no Caps AD. Em relação aos psicólogos, há quatro no Crasma, cinco no Caps ll, quatro no Caps AD e nove no Espaço Crescer.

Há 37 medicamentos psiquiátricos diferentes disponíveis na rede, com estoque descrito em planilha, a qual foi atualizada em 2 de junho de 2023. O documento pode ser conferido na íntegra na resposta enviada pela Prefeitura

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *