Araraquara

Defesa Civil apontou problemas na ponte da Avenida Pablo Picasso no ano passado

Laudo foi enviado em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota); local, sobre o Córrego do Tanquinho, sofreu erosão em abril

ARARAQUARA, Um laudo da Defesa Civil de Araraquara, de junho do ano passado, apontava problemas ...

Um laudo da Defesa Civil de Araraquara, de junho do ano passado, apontava problemas e necessidade de reparos na ponte sobre o Córrego do Tanquinho na Avenida Pablo Picasso, no acesso do Selmi Dei ao Adalberto Roxo – mesmo local em que deslizamento de terra na estrutura da ponte levou à interdição da via, no último dia 18 de abril.

As informações foram apresentadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota). O parlamentar pediu esclarecimentos sobre a ponte em questão (como laudo de segurança), se há previsão de instalação de grade de proteção e a frequência com que a Prefeitura verifica as condições estruturais das pontes do município.

Marchese lembrou que a vistoria e as condições técnicas para inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto são orientadas pela norma técnica ABNT NBR 9452/2019. “A vistoria deve ser realizada periodicamente, no sentido de avaliar e manter a integridade das estruturas e considerando se tratar de um serviço público imprescindível para a garantia da segurança da população as utiliza”, destacou.

Na resposta ao vereador, a secretaria anexou o laudo da Defesa Civil para a ponte da Avenida Pablo Picasso. No item “situação de risco” consta o diagnóstico “necessita reparos em abas e dissipador”.

O laudo registrou tubos de concreto em bom estado, abas de concreto a montante [sentido contrário ao fluxo da água] em bom estado, aba esquerda a jusante [sentido do fluxo da água] desabada e “aba direita sem apoio devido a uma erosão”, além de “dissipador desabado” a jusante da linha esquerda de tubo.

Depois de fortes chuvas no último dia 18, segundo informações da Prefeitura, um talude (inclinação de terra) se movimentou, ficando bem próximo à calçada, que também ficou interditada para passagem de pedestres.

Obras
A secretaria informou que abriu processo de contratação de empresa para execução dos serviços da ponte da Avenida Pablo Picasso, como “retirada da tubulação desabada e recomposição dos taludes, para posterior instalação de guarda-corpo”. Porém, o pregão, de 7 de março de 2023, anterior à ocorrência da erosão, foi fracassado (quando não são apresentadas propostas válidas). O processo foi repetido e está novamente agendado para esta terça-feira (9).

No ano passado, por meio do programa “Ponte Segura”, a Prefeitura vistoriou 73 pontes, viadutos e travessias espalhados pela cidade, em busca de problemas estruturais. Segundo a secretaria, o programa é executado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com a participação de agentes da coordenadoria, um engenheiro civil e auxílio de um drone.

O Executivo explica que há diversas outras inspeções de rotina realizadas pelo setor de engenharia, assim como o diálogo com outras esferas e instituições.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *