Araraquara

Faixas verdes podem trazer mais segurança a pessoas com deficiência

Vereadora Fabi Virgílio (PT) propôs projeto-piloto na região da Vila Xavier


Em visita realizada nas proximidades da União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa), na Vila Xavier, no dia 21 de setembro, acompanhada do secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) conversou com uma moradora da região, que é cadeirante, e relatou a dificuldades de locomoção pelo passeio público.

De acordo com a munícipe, a maioria dos locais não possui rampa de acesso e, quando possui, o passeio público se torna impossível para livre fruição em decorrência de vários obstáculos, como calçadas estreitas, quebradas e desestruturadas, impossibilitando a circulação e colocando os cadeirantes em disputa com os veículos nas ruas.

Por isso, em indicação à Prefeitura, a parlamentar sugeriu estudos para a implantação da faixa verde de pedestre como projeto-piloto na região da Vila Xavier. “Segundo relatos, o bairro, principalmente na região próxima à Udefa, tem muitos moradores que são cadeirantes. Uma alternativa viável tem sido a implantação de instrumentos do Urbanismo Tático, e a faixa verde de pedestre tem sido difundida por várias cidades na tentativa de melhorar a forma de fruição e segurança aos pedestres, provendo maior segurança àqueles cidadãos que não têm passeios públicos aptos para a sua livre fruição”, argumenta Fabi.

Nesse sentido, a vereadora entende que pensar em uma alternativa como a faixa verde se faz necessária. “As faixas verdes, exclusivas para pedestres, criam uma extensão da calçada para proteger quem anda a pé ou utiliza cadeiras de rodas pela região. Essa iniciativa ajudará na circulação de pessoas”, completa.

Urbanismo tático

É um termo recente e significa a abordagem para a construção e ativação de uma vizinhança, utilizando intervenções e políticas de curto prazo e baixo custo que permitam a imediata recuperação, redesenho ou reprogramação do espaço público, visando a verificações e futuras transformações.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *