Araraquara

Festival Novotec pode gerar emprego e renda para juventude araraquarense

Adoção de programas Novotec e Novotec Expresso é sugestão do vereador João Clemente (PSDB) à Prefeitura

O vereador João Clemente protocolou a Indicação nº 921/2022 sugerindo à Prefeitura um estudo para criação de parcerias, convênios e acordos de vontades com o Governo do Estado de São Paulo, a fim de promover o “Festival Novotec” em Araraquara.

O Novotec é um programa estadual, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece, de forma gratuita, cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes de ensino médio da rede estadual e concluintes, alinhados com as demandas do mercado de trabalho.

Durante o Festival proposto pelo parlamentar, o público poderá participar de oficinas sobre processo seletivo e verificar vagas de emprego. Além disso, o evento inclui feira de oportunidades, debates e oficinas sobre a entrada no mercado de trabalho, shows, gastronomia e atrações culturais para todos os gostos.

Clemente entende que o Festival Novotec no município poderá promover a geração de emprego e renda para a juventude araraquarense.

Também de autoria do vereador, a Indicação nº 923/2022 sugere a criação do “Programa Novotec Expresso”, que é uma das modalidades do Novotec que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de 14 a 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas.

A modalidade tem opções de cursos nos formatos presencial e remoto, a depender do que estiver disponível em cada região e da escolha do jovem. As aulas remotas são feitas ao vivo por meio de plataformas digitais, e os encontros presenciais acontecem na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.

Neste ano, o programa, que já é realizado em São Paulo, abriu cerca de 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional nos formatos presencial e remoto em todas as regiões do estado. Além disso, estudantes participantes da iniciativa que estejam matriculados no ensino médio na rede estadual terão direito a receber um auxílio no valor total de até R$ 600, dividido em 4 parcelas mensais, ao longo da duração do curso.

“Se a vida ocorre nas cidades, porque não incentivar programas que visem à melhoria da qualidade de vida da juventude paulista-araraquarense?”, finaliza o parlamentar.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *