Araraquara

Perspectivas e futuro das feiras de economia criativa são debatidos na Câmara 

Audiência pública foi proposta pela vereadora Fabi Virgílio (PT)


A noite da segunda-feira (31) foi dedicada à discussão das feiras de economia criativa do município. A Audiência Pública “Feiras de Economia Criativa: Perspectivas e Futuro”, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, foi convocada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), por meio do Requerimento nº 3.797/2022.

“Essa é uma grande oportunidade para colocar todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na construção dessas feiras que têm acontecido e que têm sido uma resposta na geração de trabalho e renda das pessoas aqui de Araraquara, principalmente dos expositores”, explicou a parlamentar.

Para a gerente de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Flávia Andrade, é importante que todos sejam ouvidos e estejam unidos para que possam ser atendidos com a qualidade que eles merecem. “Para o próximo ano, é muito importante sabermos o que temos de estrutura, no que podemos ajudar, o que eles podem nos ajudar e, quanto mais empreendedores, melhor, pois sabemos que passamos por um momento muito difícil durante a pandemia, muitas pessoas que perderam seus empregos, postos de trabalho e negócios migraram para a economia criativa. Araraquara está se tornando a cidade das feiras, toda semana temos feiras e todas elas são muito bem-sucedidas.”

A coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, também reforçou a importância da união de todos. “É um segmento que vem crescendo muito, começou em 2019, a pandemia deu uma freada, mas as feiras voltaram com muito fervor, muito impulsionadas. Temos cerca de 200 a 300 empreendedores participando, e não temos uma regulação específica para isso na cidade. Essa audiência é um passo inicial para que possamos efetivamente ter um programa de feiras de economia criativa e ajudar essas pessoas a desenvolverem seus trabalhos da melhor forma possível.”

Fabi pontuou os principais encaminhamentos da audiência. “Podemos criar uma comissão de cada coletivo para termos um diálogo permanente com a coordenadoria para a organização das feiras; pensar uma agenda única desses coletivos, mas também as exceções das datas especiais; pensar como podemos criar um sistema de divulgação; e também pensar nas normas regulamentadoras”, finalizou.

Também participaram a vereadora Luna Meyer (PDT), a secretária municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto, os secretários municipais de Administração (Adriano Altieri), Meio Ambiente e Sustentabilidade (José Carlos Porsani) e Obras e Serviços Públicos (Sérgio Pelícola), a coordenadora executiva de Cultura, Carolina Guimarães, o diretor de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Elton Galvão, e o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *