Araraquara

Programas podem fomentar cultura em Araraquara 

Propostas são da vereadora Fabi Virgílio (PT)


Buscando mais incentivos à cultura em Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou uma indicação à Prefeitura, sugerindo a criação de dois programas de transferência de renda para artistas municipais: o “Bolsa-Artista”, visando à permanência dos alunos nas Oficinas Culturais; e o “Bolsa-Cultura”, com o intuito de fomentar a pesquisa e a produção artística a partir da formação de um coletivo rotativo de artistas da cidade.

Conforme explica a parlamentar, o primeiro programa visa a atingir os alunos e alunas das Oficinas Culturais do município. “A variedade de cursos oferecidos pelas Oficinas Culturais e a descentralização das variadas linguagens pelos diferentes espaços públicos da cidade fazem com que muitos alunos encontrem sua oficina de preferência apenas em outros bairros. Dessa forma, infelizmente, aqueles menos privilegiados economicamente ficam impossibilitados de frequentar as aulas porque não conseguem arcar com os gastos mínimos de transporte coletivo, o que pode ocasionar evasão das linguagens artísticas”, detalha.

Fabi ressalta que o intuito da proposta não é atingir os alunos atendidos em entidades sociais, pois estes já têm sua permanência garantida pelas instituições. “Como os alunos não recebem o vale-transporte para este deslocamento, é preciso pensar uma forma de garantir a permanência das nossas crianças, adolescentes e jovens neste programa tão bonito e tão importante para a formação cidadã e para o acesso à formação cultural de nossa cidade; garantir a real democratização do programa, para que todos possam praticar a sua arte preferida.”

‘Bolsa-Cultura’ 

A segunda proposta tem o intuito de fomentar a pesquisa e a produção artísticas de diversas linguagens no âmbito do município a partir da composição de coletivos rotativos de artistas – os coletivos seriam montados pelo período de um ano para estudar, pesquisar, produzir e apresentar seus resultados; ao final do período, novo grupo se formaria, para que o maior número de artistas tenha a possibilidade de ser contemplado ao longo dos anos.

“O intuito do programa é garantir o acesso à cultura por meio do estímulo à criação artística, da democratização das condições de produção, da oferta de formação especializada e da revelação de talentos”, pontua.

A vereadora destaca que tal iniciativa foi criada na cidade de São Sebastião (SP) e restou exitosa desde sua criação. “Todos os anos, mais de 50 artistas de diversas linguagens recebem uma bolsa para participar de ensaios, estudos, leituras dramáticas e montagens de performances, esquetes e espetáculos, bem como adaptações e outras atividades relacionadas à difusão e à divulgação, tais como workshops, oficinas e debates.”

“Todos nós sabemos que ser artista no interior de São Paulo é uma tarefa hercúlea e muitas vezes há a desistência de sua vocação para poder atuar em um mercado de trabalho de não afeto motivado apenas pela sobrevivência. Ter programas como esses incentivaria todos os talentos existentes em nossa morada. Seriam iniciativas de grande valor humano, artístico e emancipador”, exalta a parlamentar.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *